sábado, 11 de agosto de 2018

Dá pra Ganhar Dinheiro com Hedge no Trading?

"Hedge" significa uma estratégia no trading em que se efetua uma operação de (compra ou venda), e no mesmo instante outra operação inversa a que foi feita inicialmente. Muitos fazem no Forex no intuito de proteger seu trade de movimentos contrários, na tentativa de "acertar" para onde o mercado vai, pois já que está posicionado em ambos os lados, compra e venda, pode esperar o mercado se decidir, e ficar somente no lado que o mercado mostrar mais força, por assim dizer.



Se você opera assim, leia o artigo até o fim, pois eu te mostro matematicamente que isso não funciona no longo prazo.

Eu opero da seguinte forma: eu entro na direção que o meu sistema me mostra, uma direção só, e espero o mercado mover pra onde decidir. Se for na minha direção ótimo, protejo minha operação e aguardo o take. Se for contra mim, deixo seguir até o Stop, sem interferir no trade em hipótese alguma. Já o hedge segue o seguinte padrão: uma ordem de compra é aberta e simultaneamente uma ordem de venda, para proteger o capital caso o mercado vá contra você na ordem inicial. É tipo uma "ordem backup", que funciona para proteger o capital em caso de prejuízo da primeira ordem, porque essa segunda, por ser inversa à primeira, estará dando lucro.

O fundamento por trás dessa técnica é o seguinte: eu decido comprar, porque analisei e creio que a probabilidade é o mercado subir. Mas como sei que o mercado é incerto, e ele pode reverter para cair, então eu vou abrir uma ordem de venda.

Aí o funcionamento seria o seguinte:

- Se o preço inicialmente subir, como planejei antes de abrir o trade, eu vou aguardar confirmar a subida para aí sim, cancelar minha ordem backup de venda, com certo prejuízo, que será consequentemente compensado pelo lucro da compra, já que eu "acertei" a subida, e agora o mercado vai subir e só me dar lucro. Inclusive já posso até proteger a operação para não ter mais prejuízo nessa compra.

Resultado: Primeira operação no lucro;  segunda operação fechada com pouco prejuízo.

- Ou pode acontecer de assim que eu comprar, e der a ordem backup de venda em seguida, o preço cair fortemente, me fazendo concluir que eu "errei" na análise inicial, e minha compra agora está no prejuízo. Quando eu vir que o preço de fato vai cair, e consolidou a queda, então eu fecho a primeira ordem, a de compra, com certo prejuízo, e deixo correr a venda, para seu lucro compensar o prejuízo e o saldo da minha análise ser positivo. Pois ganhei mais na venda do que perdi na compra.

Agora essa técnica tem um erro intrínseco que a torna problemática no longo prazo.

Esse erro intrínseco de que falei é o fato de que no mercado simplesmente não existe acertar ou errar uma operação. Não existe acertar pra onde o mercado vai. Tipo, decido comprar porque analisei e vi que a probabilidade é o preço subir. Daí o mercado cai forte, e eu penso: "poxa, errei a análise!"

NÃO! Isso não existe!

Ou então eu vender, o mercado cai forte e eu digo: "Uhuuu! ACERTEI na minha análise e vou ter lucro!"

TAMBÉM NÃO, NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA!

Você não erra ou acerta em relação à sua análise. Você não tem essa capacidade, de analisar e poder definir se vai subir ou descer!

A única coisa que você analisa se acertou ou errou é se você fez o que estava planejado.

Se você seguiu seu planejamento, você ACERTOU! Se você não seguiu à risca o trading plan, você ERROU!

Mas se você acertar, seguir o planejado, e o mercado for na direção oposta, isso não significa que você errou!

!!!!!
Você ACERTOU, mas o mercado foi para o outro lado! 
!!!!!

Não há destaques suficientes aqui para realçar essa última afirmação!

Logo, quando se usa o Hedge, da forma que mencionei, subentende-se que você quer aguardar o mercado mostrar para onde vai para daí decidir qual ordem deixar. É uma tentativa de se proteger desse "erro" imaginário que o Trader acha que existe. Ele pensa que caso "erre" e o preço vá na direção oposta à sua, ele somente mudará de posição e terá lucros.

Só que isso não existe, porque EM NENHUM MOMENTO você vai saber se o mercado vai continuar subindo ou descendo, a ponto de você escolher qual posição deixar aberta!

Em todos os momentos enquanto as ordens estão abertas, as chances são totalmente aleatórias de o mercado subir ou descer. Em TODOS os momentos!

Digamos que você compre e queira que o preço suba, e aí faz um hedge e vende pra proteger. Então o mercado cai, e em certo momento você decide que "a ordem vai continuar a queda". Só que nesse momento a probabilidade de isso se confirmar é exatamente a mesma de quando você abriu o trade, 50%! Aleatória!

No exato momento que você cancelar a compra pra deixar a venda correr no lucro, o mercado pode muito bem virar pra cima e ir novamente contra você! Nesse último caso você teria DOIS prejuízos: a primeira ordem de compra e a segunda de venda!

E por quê? Seria porque você errou? NÃO!

Porque o mercado faz o que quer, e decidiu cair forte primeiro, pra subir forte depois! Simples assim.

Se você pensa que o hedge pode ajudar, há a POSSIBILIDADE de ajudar sim. Como também há a possibilidade de piorar a situação, pois o mercado pode inverter o movimento anterior, e nesse último caso, a perda é dobrada. Quando essa última hipótese ocorrer (e irá), a possibilidade existente de que de fato o hedge ajude não vai te dar o dobro.

Mas se você pensa que não será o dobro do prejuízo porque será aberto o mesmo lote, e não um martingale, por exemplo, então veja abaixo as possibilidades matemáticas de um exemplo:

Suponhamos uma ordem no EURUSD, compra em 1.16000, Sem Stop, e o Take em 1.17500. Porém se estabelece inicialmente que se o preço chegar a 1.15500, a ordem de compra será encerrada, deixando só a de venda, pois entende-se que se isso ocorrer o EURUSD iria de fato cair. Relação de risco 1:3. Ok. Lote 0.10.
Risco incorrido: U$ 50.00;
Possibilidade de ganho: U$ 150.00.
Abrir a ordem e deixar correr.

Abre-se uma ordem em hedge, de venda, ao mesmo instante e no mesmo preço de entrada da compra, com mesmo lote 0.10, conforme citado. Caso o preço inicialmente suba e atinja 1.16500, e esteja dando lucro na primeira ordem, a de compra, quando a de venda, aberta também, estiver em 1.16500, com -U$ 50,00 negativos, fecha-se a de venda e deixa a de compra correr até o take. Caso o preço atinja 1.17500, o lucro bruto será de U$ 150.00 e o prejuízo da ordem de venda será de - U$ 50.00, portanto saldo líquido de U$ 100.00 positivos. Nada mal.

Agora vamos analisar a outra possibilidade. Caso inicialmente o preço de fato venha a cair forte, e chegue a 1.15500, fecha-se então a primeira ordem, a de compra, com prejuízo de -U$ 50.00, e deixa a de venda correr, sem take, apenas para pegar algum lucro e minimizar a perda da primeira ordem, que supostamente "deu errado". Caso o preço caia bastante, o que passar de 50 dólares de lucro, será de fato lucro, pois superou a primeira perda. Ótimo! Cenário perfeito!

Agora, suponhamos o primeiro caso, quando o preço já sobe de cara, você fecha a de venda no prejuízo de -U$ 50.00, e decide deixar a compra mantida aberta correr até o take. Daí, depois de alguns minutos que você fechou a de venda no prejuízo, o preço volta a cair de forma forte, indo bater seu stop inicial da compra, em 1.15500. Aqui, seu prejuízo total foi de -U$ 100.00, pois foi -50 na venda, e -50 na compra. Prejuízo dobrado.

Outra possibilidade, no caso da segunda alternativa, que é quando o preço já cai forte quando a operação é aberta, você fecha a compra inicial com prejuízo de -50.00, e deixa a venda correr. Daí pouco tempo depois, o preço começa a subir e sua ordem restante, a de venda, acaba ficando no prejuízo, e você decide fechá-la com -50.00 de prejuízo. Saldo negativo total: -100.00, que foi -50 da ordem de compra fechada inicialmente, e -50 da segunda ordem, a de venda.


Outra possibilidade seria proteger a operação restante: no caso de assim que você fechar uma das ordens com saldo de -50.00, a de compra ou a de venda, em qualquer um dos últimos cenários desagradáveis que citei, você sabiamente decide proteger a operação restante colocando um Stop no breakeven. Assim você impede sua ordem que está dando lucros de ficar negativa, e na pior das hipóteses, sair no zero a zero. Ok, muito bem pensado. Daí de fato o preço volta e você é retirado da operação com 0.00 na segunda ordem, ficando somente com o prejuízo da  primeira ordem, fechada com -50.00. Saldo negativo total: -50.00.

MATEMATICAMENTE FALANDO

Resumindo tudo:

Há uma possibilidade de você sair com U$ 100.00 de lucro na primeira hipótese, de o preço subir e tudo dar certo
(possibilidade 1 = Positiva).

Há também a possibilidade de você sair com um lucro pequeno, no caso de o preço cair forte após você entrar na operação, e decidir fechar com pouco lucro, já que supostamente "errou" a análise e prefere sair com algo no bolso, ainda que pouco, do que com prejuízo
(possibilidade 2 - Positiva).

Há a outra possibilidade, de você sair totalmente negativo, com risco de -U$ 100.00, se tudo der errado e você não proteger a operação
(possibilidade 3 - Prejuízo).

Há a possibilidade de você colocar o stop no breakeven após o preço subir forte e você sair da venda com -50.00, e o preço voltar e te tirar com zero de saldo na primeira ordem, a de compra, saldo nessa possibilidade de -50.00
(possibilidade 4 - Prejuízo).

Há também a possibilidade de o preço cair forte, você fechar a compra com -50.00 de prejuízo, proteger a ordem de venda no breakeven, e o mercado ir contra você e te tirar no zero a zero na segunda ordem, a de venda, te dando um saldo de -50.00 nessa possibilidade (possibilidade 5 - Prejuízo).

Possibilidades com lucro: 2  (1 e 2)
Possibilidades com Prejuízo: 3  (3, 4 e 5)

Nas possibilidades com lucro, você ganharia algo a mais que U$ 100.00, pois dependeria de quanto você aguentaria deixar a ordem aberta e fechar no lucro. Podendo ser muito (menos provável), podendo ser pouco (mais provável)

Nas possibilidades com perda, você perderia U$ 200.00 garantidos. Pois a única certeza no trading é que uma hora o mercado vai contra você!



CONCLUSÃO

Pessoal, Trading é probabilidades, o que mostrei aqui são as opções que podem ocorrer com um "hedge". Se as possibilidades indicam que a maior chance é sair com mais perdas que lucros, então não temos um bom negócio. Sabe onde eu vejo isso constantemente, em opções binárias. Lá você até pode ganhar algumas ou mesmo várias jogadas, mas é um jogo de soma negativa, em que as probabilidades estão contra-você.

Espero que tenham entendido o raciocínio.

Qualquer dúvidas estou à disposição.

Já conhece o Estúdio de Análises Eu Sou Forex Trader ? Os membros recebem ideias diárias de trades em potencial e análise gráfica realizada por mim todos os dias através de vídeos ao vivo.

Essas análises são postadas diariamente para os participantes do Estúdio de Análises Ao Vivo, que contam com diversos outros benefícios. SAIBA MAIS CLICANDO AQUI.


Nesse grupo há estudos de possíveis negociações e análise de padrões de comportamento de mercado constantemente. Além de análises de vários outros pares de moedas, commodities, índices e muito mais. Além das análises, os participantes do Estúdio têm acesso a vídeos exclusivos, EAs, Cursos, Tutoriais, e diversos outros materiais de qualidade. Para mais informações, visite a página do Estúdio de Análises Ao Vivo clicando aqui. Me envie também uma mensagem no Whatsapp, que te passarei as orientações para fazer parte do grupo exclusivo do Estúdio de Análises.


Whatsapp: 81-999258963



Para começar a operar, você precisa de uma conta real. Saiba como abrir sua conta no Forex de forma detalhada clicando aqui.


Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.

LINKS IMPORTANTES

- Corretora que uso e recomendo, IC Markets
- Para abrir uma conta CENT faça clicando aqui
- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui
- Como começar corretamente no Trading, clique aqui
- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui
- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui
- Se INSCREVA no canal clicando aqui
- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.

Grupos de Whatsapp e Telegram:
Meu Whatsapp: (81) 999258963

E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contatar ;D

Um grande abraço e fiquem com Deus.

Enéias Nascimento
Forex Trader



AVISO
Isenção de responsabilidade 

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Eu Sou Forex Trader e o seu criador não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.