quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Quantas operações você deve abrir? O segredo dos Traders de sucesso!



Preste bastante atenção, porque esse artigo pode mudar sua vida de Trader por completo. O que você vai ler aqui certamente vai gerar um choque de realidade no seu trading, e se você permitir-se acreditar e pôr em prática os princípios aqui elencados, certamente verá sua carreira de Trader dar um salto gigantesco rumo ao sucesso!



DIVISOR DE ÁGUAS

Se tem algo que divide os traders profissionais dos traders amadores é a frequência com que cada um opera. E os traders amadores, iniciantes, inexperientes, e que perdem dinheiro no mercado de forma consistente, nunca atingindo o sucesso na carreira, esses são aqueles que operam com alta frequência, abrindo muitos trades, operações em sequência, entrando e saindo do mercado de forma rotineira, chegando a abrir várias operações por dia. Tudo por terem o ERRADO pensamento de que se operarem mais, terão mais chances de sucesso, acreditando de forma equívoca que aproveitarão mais oportunidades no mercado.

Muitos desses traders só se dão conta que isso é um problema quando já perderam bastante dinheiro. Porém muitos outros, a imensa maioria, não percebe isso, e arranja inúmeros motivos para seu fracasso como Trader. Jogam a culpa no mercado, alegando que há algo por trás para prejudicar os traders, porque se ele, o Trader que perdeu dinheiro, é alguém tão inteligente e experto (ele acha), por que então não foi bem sucedido? "A culpa só pode estar no mercado!", diz ele. Ele até pode ser uma pessoa inteligente e bem sucedida no seu ramo de atuação, mas quando diz respeito ao trading, até as melhores mentes do mundo perdem dinheiro! E por quê? Leia aqui no blog sobre controle psicológico e você entenderá que o trading exige algo diferente de TODAS as carreiras comuns!

Traders profissionais e bem sucedidos sabem que a tentação é grande e que é extremamente fácil se deixar levar e acabar sendo indisciplinado, deixando de executar poucos trades no mês, e passar a abrir muitas operações por dia, se tornando um viciado em operar. Vícios começam assim, geralmente alguém inicia uma prática, alegando poder controlar facilmente, porém se perder é muito fácil, e essa pessoa não vai perceber quando está deixando o auto controle e passando a ser um viciado. Só se dará conta quando sua vida já estiver entregue ao vício, e já tiver tido muitas perdas, inclusive financeiras.

Quem opera várias vezes por dia, tem uma probabilidade gigantesca de estar abrindo trades sem critério, apenas com base no achismo, e não se dá conta disso! Quem opera assim é APOSTADOR e não Trader. Um verdadeiro Trader investe seu suado dinheiro, não vira um viciado em operar, como um apostador frequente de cassinos. O verdadeiro Trader SÓ ENTRA em uma operação de forma totalmente MECÂNICA, sem base para achismos. Ele tem um sistema estruturado, e quando olha para um gráfico, em pouquíssimo tempo já decide se seu setup está ali ou não.

É TUDO UMA QUESTÃO DE ESTILO?

Esqueça esse argumento de que uns se dão melhor com scalper, e outros com operações mais longas. Isso é mais uma MENTIRA que querem te fazer acreditar para justificar o injustificável. Querem argumentar dessa forma para ILUDIR os Traders novatos de que você pode ganhar dinheiro abrindo muitas operações por dia, ficando horas e horas na frente do computador, pegando minúsculos movimentos do mercado, tentando tirar 'lascas' do movimento do preço. E enganando assim os inexperientes, as corretoras ganharão muito dinheiro com spreads e comissões, e também por tomarem a outra parte das negociações desses traders e ganharem todo o dinheiro que eles depositarem.

Ficou chocado? Que bom, era minha intenção. Aprendi com um amigo meu que às vezes certas verdades têm que ser ditas, se não a pessoa continuará caminhando um caminho errado e tendo prejuízos. Tudo porque decidimos ser 'politicamente corretos' em tudo. Mas se você entende que pode continuar escalpelando o mercado, e está convicto que isso te trará lucros no longo prazo, não tenho poder NENHUM para te fazer mudar de ideia, você é dono de si, e é o único responsável por tomar suas próprias decisões. Apenas não queira culpar o mercado, os iluminatis, ou mesmo a Palmeirinha se algo der muito errado e você nunca alcançar o sucesso no trading.



Faça um favor a você mesmo: pare de querer pegar míseros pontinhos, entrando e saindo inúmeras vezes do mercado todos os dias, e devolvendo tudo depois quando o mercado se virar contra você. Seja prudente.

Traders profissionais, aqueles tão consistentes que são rapidamente contratados por bancos, corretoras e fundos de investimento, e que são muito bem pagos, esses estão interessados em operações que levem alguns dias para serem encerradas. Eles estão querendo pegar os fortes movimentos do mercado, movimentos consolidados, firmes e decididos em alguma direção, em tendência. Não estão interessados em barulhos do mercado, em pequenas variações sem sentido, e que frequentemente acontecem e tiram muitos novatos do mercado, com prejuízos muitas vezes grande. Já sentiu que o preço foi lá pegar seu stop e depois seguiu na sua direção fortemente? É exatamente o que acontece com quem quer entrar e sair do mercado com poucos pontos, colocando stops muito curtos. E quem não põe stop, e quer fazer tudo na mão, uma hora pegará um forte movimento CONTRA e perderá até as calças.

Os traders profissionais não querem ficar entrando e saindo do mercado a cada ""sinal"", a cada possibilidade. São traders Snipers, dão pouquíssimos tiros, mas dão tiros muitas vezes certeiros; com um tiro só são capazes de conseguir a 'caça' do mês, o trade do mês, que com apenas uma operação já garante a rentabilidade almejada.

"Ah... mas eu vi um Trader no YouTube que é scalper e mostrou seu incrível histórico de 6 meses de ganhos!"

Peça para ele te mostrar um histórico de 5 anos,  numa conta só, e aí conversamos. Se quiser mais alguns argumentos, veja esse post.

FICAR DE FORA TAMBÉM É ESTAR POSICIONADO

Quando ouvi isso pela primeira vez eu achei estranho. Como não operar poderia me fazer estar posicionado? Como será possível lucrar se eu não operar? Com o tempo essa ideia foi amadurecendo, e hoje eu entendo completamente o PORQUÊ de isso ser um fato, uma verdade do trading, e um meio NECESSÁRIO ao sucesso! Clique aqui e saiba o motivo.

Basicamente, não operar pode sim ser lucrativo pelo seguinte fato. O que é ser lucrativo? É ter mais dinheiro do que você tem em um determinado momento, certo? Se você não entrar em um trade em que sairia NEGATIVO, então você tem mais dinheiro agora, sem ter operado, do que teria se tivesse operado e perdido, ou seja, você não operou e foi lucrativo!

Pense nisso mais uma vez. Caso você ache estranho, saiba de mais uma verdade do trading, VOCÊ VAI TER PERDAS NO TRADING!

Não estou dizendo para nunca operar, óbvio que não. O que quero dizer é que se você não vê o seu setup acontecer, você simplesmente NÃO OPERA. Isso será melhor explicado logo abaixo.

SAIBA EXATAMENTE QUAL É O SEU SETUP!

Sempre falo por aqui sobre os 3pilares fundamentais do trading, que são Gerenciamento de Risco, Mentalidade e Estratégia. O mais fácil, por assim dizer, é a estratégia. Antes de querer ter sucesso no trading você precisa primeiramente DOMINAR uma estratégia específica, simples, objetiva, e DE FÁCIL PERCEPÇÃO no mercado. Uma vez que você dominar a sua técnica, você estará apto a simplesmente olhar para um gráfico e em pouquíssimo tempo definir se é um trade válido ou não. Seu sinal precisa praticamente pular da tela para você, e para isso você tem que ser um mestre dessa estratégia. Para chegar ao nível de ser um mestre na estratégia, é absolutamente necessário que você use SOMENTE ELA durante um bom tempo, e quando digo um "bom tempo", me refiro a ANOS E ANOS de prática de uma única estratégia. Uma vez eu li uma frase do Bruce Lee que dizia o seguinte: "Não tenho medo de alguém que treinou 1000 golpes diferentes uma vez. Tenho medo de alguém que treinou um só golpe por 1000 vezes!".

Esqueça DE UMA VEZ POR TODAS essa 
mentalidade destruidora de que "mais operações significam mais lucros". Não há uma proporção direta nesse sentido, mas sim inversa: quanto menos trades, mais lucros! O quanto antes você aceitar mais essa verdade, melhor para você.

Quer saber quantos trades eu abro por mês, clique aqui.

Como você só vai abrir trades quando seu sistema der o verdadeiro sinal, então você vai operar menos frequentemente do que traders iniciantes e inexperientes. Isso acontece porque você estará procurando algo muito específico, quase raro de acontecer. E saiba que DE FATO o mercado dá POUQUÍSSIMOS sinais de alta probabilidade por mês.

Aproveite  O GRANDE BENEFÍCIO de operar dessa forma, que é ter um estilo de vida totalmente livre para fazer o que quiser, e ainda ter consistência investindo nesse mercado. Por que você iria perder horas e horas todos os dias olhando os gráficos freneticamente, deixando de lado curtir a vida, para no final ter prejuízos, ou então, na melhor das hipóteses, ter lucros EXATAMENTE OS MESMOS que quem opera pouco?? Mais uma vez, seja prudente.

QUANTAS OPERAÇÕES DEVO ABRIR?

Não há uma resposta exata, cada sistema é diferente, cada trader é diferente na essência. Mas uma coisa é certa, deve ser beeem menos trades que os iniciantes operam, e eles operam bastante. Outro parâmetro muito bom é: se você estiver consistentemente perdendo dinheiro no trading, então a resposta para essa pergunta é: OPERE MENOS!

Um ditado muito bom sobre tudo isso é: "Boas coisas vêm para aqueles que esperam." E o Trader que atinge o sucesso aprende a saber esperar, aprende a ter paciência, e consequentemente, opera pouco.

Se você está perdendo dinheiro e quer operar menos, uma dica excelente que te dou, quase que uma REGRA, é operar gráficos maiores, como o gráfico Diário! Ele é mais assertivo, tem significativamente menos ruído de mercado que time frames menores, e te dá maior probabilidade de acerto e lucros no longo prazo. Além disso, você não terá dezenas, centenas de candles a analisar todos os dias, terá APENAS UM CANDLE para olhar e decidir se há seu sistema ou não. Vá por mim, isso torna TUDO muito mais fácil!





Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.

- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.
- Como começar corretamente no Trading, clique aqui.
- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.
- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.
- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.
Grupos de Whatsapp e Telegram:


Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:

(81) 999258963

E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D

Um grande abraço e fiquem com Deus.

Enéias Nascimento
Forex Trader


AVISO



Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado amigo. Tento sempre trazer excelentes reflexos por aqui. E esse assunto de baixa frequência de trading foi algo difícil para eu assimilar, mas uma vez entendido e colocado em prática, minha vida de Trader mudou completamente. Por isso quis trazer aqui essa 'descoberta', para abrir os olhos dos traders para esse importante passo para o sucesso.

      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Um grande abraço e fica com Deus :D

      Excluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.