quarta-feira, 28 de novembro de 2018

PINBAR no AUDCHF - 27.11.2018

(ESSE POST NÃO É INDICAÇÃO DE COMPRA OU VENDA - LEIA O AVISO AO FINAL)

Olá colegas e traders que acompanham o blog, sejam muito bem vindos a mais um post.

Hoje trago para vocês um PINBAR que apareceu no AUDCHF no gráfico Diário, segundo o sistema de negociação que utilizo, e que atendeu a todos os critérios que exijo para configurar um pinbar.



DESCRIÇÃO

O AUDCHF vem em tendência de queda, e a retração, apesar de vir de certa forma forte (praticamente numa mini tendência de alta dentro da retração) acabou tocando em uma LTB no gráfico semanal e iniciou uma queda, singela, mas mesmo assim uma queda. Antes dessa queda, e pouco antes de tocar na LTB, o preço deu um "repique" para baixo após romper uma importante zona que tinha sido suporte no início do ano e em anos anteriores, fez o que chamamos de "pull back". Nessa queda menor formou um fundo "rápido" e voltou a subir. Ao subir encostou na LTB do semanal e caiu fortemente durante 2 dias, com dois candles expressivos. Após essa queda, iniciou uma retração que durou 5 dias, e chegou até o pequeno fundo formado no pull back, deixando o pinbar que deu o sinal para entrada.

É possível reparar em outro pinbar no dia anterior. Nesse pinbar não foi feita entrada tendo em vista que não fez falso rompimento do principal nível, qual seja, 0.72500, sendo a máxima do pinbar em 0.72490.

Interessante ressaltar que o pinbar do dia anterior também fez o padrão que tenho estudado de falso rompimento de Inside bar.





Gráfico Mensal




Gráfico Semanal




PINBAR




CRITÉRIOS


1 - PINBAR

O preço fez um claro pinbar de nível 1, o clássico, com 73,6% de cauda, que é uma proporção muito boa; teve 12% de corpo, e nariz na proporção de 14,8%Tudo em relação ao tamanho do pinbar, que foi de 63,3 pips;







2 - FALSO ROMPIMENTO DA CONFLUÊNCIA DE FATORES

A confluência de fatores estabelecida foi no preço 0.72500, número redondo parcial. O nível também foi suporte simples dentro da tendência, mas forte em momentos passados, fator decisivo para determinação do nível. Foi inversão de suporte e resistência. O nível também estava dentro da principal zona da Fibo, bem próximo de 61,8% de Fibonacci.

O falso rompimento foi de 6,8 pips além do nível, já que a confluência de fatores foi em 0.72500 e a máxima do pinbar foi 0.72568.

O pinbar 
abriu ANTES da confluência de fatores, em 0.72029, portanto 47,1 pips antes; e fechou também antes da confluência em 0.72102, portanto 39,8, respeitando assim a regra do impedimento.

3 - TENDÊNCIA - MOVIMENTO ANTERIOR RECENTE FORTE COM RETRAÇÃO CONSIDERÁVEL

O preço fez um forte movimento de queda que durou 2 dias e teve ____ pips (0.73404 > 0.71469). A retração durou 5 dias e teve _____ pips (0.72804 > 0.71469). A retração portanto chegou a ______% de Fibonacci, se aproximando de 61,8% da Fibo.

Importante ressaltar que essa queda, apesar de forte, e significativa em relação à retração menor, foi considerada uma queda pequena em relação a outras que opero. Essa se aproximou de outra no GBPAUD em que obtive um bom lucro.

Se considerar em relação à força compradora que vem sendo montada (praticamente uma mini tendência dentro de uma grande retração no Diário) esse queda foi menor. Ou seja, foi um movimento de queda menor que os últimos movimentos de alta que têm acontecido, porém seguiu aos padrões e critérios do trading plan.

A princípio eu aguardava o seguinte padrão nesse par:






Caso esse pinbar tivesse acontecido sem esse pequeno suporte da tendência, eu não teria operado, pois estava aguardando o cenário acima. Como houve o suporte e o pinbar fez falso rompimento dele, decidi entrar.

Havia espaço suficiente do preço de entrada até a mínima do movimento forte anterior (70 pips para 63,3 pips de stop, R/R de 1,10)






4 - PRINCIPAL NÍVEL DA RETRAÇÃO

Tendo em vista haver dentro da principal zona da Fibo uma zona que antes tinha sido suporte visível, podendo voltar a ser resistência, sendo então essa zona uma inversão de suporte/resistência dentro da principal zona da Fibo, esse foi considerado o principal nível da retração, pois ficou caracterizado como sendo a preferência do item número 1 do meu trading plan para a principal zona de uma retração.


5 - NÍVEL HISTÓRICO DANDO FORÇA*

Havia um nível histórico claro dando força, uma LTB no gráfico semanal, sendo o último toque o terceiro toque na LTB e consequente queda. Essa queda considerada na tendência (Item 3) foi exatamente após o toque na LTB.

Veja gráfico semanal do AUDCHF:







Mensal:




6 - INVERSÃO DE SUPORTE/RESISTÊNCIA*

Conforme descrito anteriormente, a confluência de fatores foi uma inversão de suporte/resistência.

7 - PRINCIPAL ZONA DA FIBO*

A retração quase alcançou 61,8% de Fibonacci, fechando FORA da principal zona da Fibo; considerando para topo e fundo da Fibo, os níveis vistos na figura abaixo:





PARA FINALIZAR - MINHAS AFIRMAÇÕES DE TRADING

- Tudo pode acontecer, posso perder, posso ganhar;
- Eu sou responsável pelos meus resultados no mercado;
- Aceito o risco e não tenho medo algum do resultado desse trade;
- Para lucrar não preciso saber o que vai acontecer a seguir;
- Há uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, num determinado conjunto de variáveis que definem uma oportunidade;
- Uma oportunidade não é mais do que uma probabilidade maior da ocorrência de um acontecimento do que outro, ao longo do tempo;
- Cada momento no mercado é único;
- O resultado de cada trade é aleatório, mas o resultado de uma série de trades usando a mesma estratégia NÃO é aleatório;
- Só opero se o sinal atender totalmente ao sistema;
- Tenho uma atitude mental ganhadora, uma expectativa positiva de minhas análises conforme o sistema que utilizo;
- Independente do meu último trade ter sido no prejuízo, executarei esse trade tranquilamente, pois atende plenamente aos critérios de meu sistema de negociação;
- Independente do meu último trade ter sido ganhador, não estou eufórico para o resultado desse trade;
- Confiante com o resultado no longo prazo, SIM; eufórico com os ganhos, NÃO;
- Não aumentarei o meu risco nesse trade;
- Não analisarei outro indicador qualquer fora do meu sistema;
- Não permitirei achismos na análise que atrapalhem na abertura de um trade que atende às exigências do trading plan; nem permitirei achismos que influenciem abrir um trade fora dos critérios do sistema;
- Não permitirei achismo durante o trade aberto, só sendo autorizado mexer na operação se estiver de acordo com a administração do trade pré-determinada;
- Minha ordem é uma ordem pendente; 


A definição para abertura do trade é com base nos 4 primeiros critérios, que são obrigatórios (1, 2, 3, 4). Os outros 3 são facultativos (5, 6, 7).

_________________________________________________________

IMPORTANTE

Esse post NÃO É SINAL!!!

Se vai de fato na direção que espero, ninguém sabe! Por isso o gerenciamento de risco é essencial. Se você gostou da oportunidade, SÓ OPERE SE ESTIVER DE ACORDO COM OS SEUS CRITÉRIOS EXCLUSIVOS. Esse post não é indicação!

O preço pode muito bem ir no sentido CONTRÁRIO de maneira firme e me dar um STOP, me fazendo ter o PREJUÍZO previamente calculado.

Eu estou preparado para isso! Se o preço FOR CONTRA, sei onde vou sair do trade, sei com quanto vou sair de prejuízo, e já assumi o risco!

Essa operação é TOTALMENTE particular, é um registro detalhado de como EU PARTICULARMENTE opero. Eu divulgo também com o intuito de ajudar as pessoas a analisarem o mercado, mas não indico nem compra, nem venda!

Ficou claro? Muito bem! Sigamos...
_________________________________________________________

DADOS DE NEGOCIAÇÃO

Tipo de ordem: Sell Limit
Entrada: 0.72200
Stop: 0.72833 ( 63,3 pips - tamanho do pinbar exatamente)
Take: 0.70300 (190 pips - R/R: 3,00)

CÁLCULO DO LOTE

Valor do pip (lote 1.00): U$ 10.00
Valor do pip (lote 0.10): U$ 1.00
Valor do pip (lote 0.01): U$ 0.10

O lote 0.01 gerará um risco de U$ 6.33
O lote 0.10 gerará um risco de U$ 63.30
O lote de 1.00 gerará um risco de U$ 633.00

MUITO CUIDADO AO DEFINIR O LOTE!

Explico com mais detalhes meu sistema de entrada e saída aqui.


ADMINISTRAÇÃO DO TRADE

- Mover o stop para o breakeven quando o preço atingir 0.71567 (lucro = 1x o risco), e caso o preço não retorne para um lucro menor que 0,5x;
- Mover o stop para 10 pips atrás do candle do dia anterior, caso o preço esteja indo na direção desejada;
- Fechar manualmente a operação se no dia em que abrir a plataforma, o preço estiver após 0.70934, com lucro acima de 2x o risco.
- Caso o preço vá contra e não pegue a ordem pendente, ultrapassando o preço de 0.71567, então retirarei a ordem. Pois o preço pode voltar com bastante força e me dar stop.
- Caso o preço se mova contra, nada a fazer, apenas aguardar.

_________________________________________________________
Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto quando tenho um feedback dos leitores.
_________________________________________________________



Se você é iniciante e quer aprender o segredo de como começar bem no mercado, é indispensável que leia esse artigo sobre como começar corretamente no trading.

De qualquer forma, se alguém for operar pelo seu sistema de negociação próprio, lembre-se sempre do gerenciamento de risco, e calcule o lote corretamente como ensino lá no canal do Youtube e aqui no blog explico a importância de definir o seu risco antes de entrar no trade.


Baixe também a planilha que utilizo, e disponibilizo no blog para cálculo do lote antes de entrar em qualquer operação.


Desejo sucesso a todos, e se precisarem já sabem, estou à disposição.


Se você achou interessante e quer saber mais como opero, visite e se inscreva no meu canal no YouTube!





Temos grupos de Whatsapp e Telegram, venha fazer parte conosco.


Se desejar fazer parte, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:


(81) 999258963


Ou entre através de um dos links:
Grupo 2 

E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.



Enéias Nascimento

Forex Trader




AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.