sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

A Primeira Mudança (Parte 1) - A Mentalidade do Trader de Sucesso #2


Olá Trader, como vai?

Hoje trago mais um capítulo da série A Mentalidade do Trader de Sucesso.

Hoje vou começar falando sobre as mudanças que devemos fazer a nível mental, para nos tornarmos traders mais bem sucedidos. Se você viu o capítulo anterior, vai lembrar que eu falei que o trading exige uma forma de atuação que difere de TODOS os ramos da atualidade, em especial sobre a forma de pensar sobre a atividade de trading. Mencionei que existem muitos paradoxos, MUITOS, e também pretendo trabalhar em tais paradoxos ao longo da série. Isso para que fique mais fácil de você conseguir adaptar sua mente à forma adequada de agir no mercado, visando se tornar um trader mais consistente, um trader de sucesso.



PRIMEIRA MUDANÇA - É IMPOSSÍVEL PREVER O FUTURO

O primeiro insight que precisamos absorver e aceitar como verdade é que NÃO é possível saber o próximo movimento do preço. Há três tipos de traders: os que acreditam que com muita análise, muito conhecimento, conseguirão prever o que o preço fará a seguir, e os traders que acreditam que já aceitaram a realidade da incerteza do mercado, de que é impossível prever o futuro do preço, porém estão se enganando, e na verdade não sabem. E o terceiro tipo é aquele trader em que pretendo que você se torne ao entender os conceitos nesse post, o trader que aceitou verdadeiramente a circunstância da imprevisibilidade do mercado.

TRADERS QUE ACREDITAM QUE DÁ PARA PREVER O PRÓXIMO MOVIMENTO

Ainda me deparo, diariamente, com traders que pensam que por analisar bastante, buscar mais e mais informações sobre algum ativo, ou conhecê-lo bem, ou ainda que por estudarem muito determinados padrões de mercado, creem ser possível saber exatamente se o preço vai subir ou descer nos próximos minutos, horas ou dias. Chegam a estabelecer um ponto exato em que o mercado "tem que ir".

O problema com essa abordagem é que ela é falsa. Ainda que analisemos bastante, ainda que façamos nossa MELHOR análise DA VIDA, ainda assim o preço pode, e muitas vezes vai, pro lado inverso. Isso acontece porque o que movimenta o preço são os traders ao redor do mundo todo, milhões de cabeças pensando, decidindo se compram ou se vendem, e quem ganhar nessa briga entre compradores e vendedores, vai movimentar o preço para sua direção.

Então, só há como ter certeza do próximo movimento do preço se soubermos o pensamento de ABSOLUTAMENTE TODOS os traders do mundo. E como sabemos que isso é simplesmente impossível, consequentemente também é impossível prever o próximo movimento do preço. Simples assim.

Se pudéssemos saber para onde o preço iria, poderíamos efetuar uma ordem nessa direção, bastante alavancados, e em algum momento quando o preço chegasse ao nível que previmos, fecharíamos o trade com um lucro tão alto que nem precisamos mais operar! Veja como essa situação é surreal, impossível, fora de um contexto crível e aplicável ao cotidiano.

Outra coisa é que no trading acontece o inverso: sempre que analisamos muito, sempre que buscamos mais informações sobre um ativo, MENOS provável será de termos lucros. Os fatores psicológicos envolvidos na busca excessiva de informações levarão o trader a cometer inúmeros erros como alavancar demais, ou mesmo abrir muitas operações.

O inverso também é verdade: Se buscarmos menos informações, se analisarmos menos, poderemos ganhar MAIS no trading. Isso é um fato constatado por quem opera há muitos anos, e entendeu essa realidade, mesmo que bastante paradoxa.

Não esqueça, no trading, no Forex, MAIS é MENOS.

TRADERS QUE ACHAM QUE ENTENDERAM A IMPREVISIBILIDADE DO MERCADO

Para esses traders há uma falsa sensação de compreensão dessa realidade, e isso com base no que trazemos de nosso cotidiano. No nosso dia-a-dia não sabemos o que vai acontecer a seguir, não conseguimos prever o futuro, isso é um fato, porém mesmo sabendo disso é extremamente comum o ser humano ser ansioso, apreensivo, estressado, e ter inúmeros males emocionais advindos sabe de quê? Da não aceitação de que o futuro é incerto. Agimos como se aceitássemos, mas muitas vezes não absorvemos de verdade esse fato.

Não podemos definir NADA no nosso futuro com 100% de certeza. Podemos trabalhar pensando que vamos usufruir no futuro, mas não sabemos se uma crise vai acontecer; podemos fazer exercícios físicos visando ficar em forma, mas não sabemos se iremos talvez sofrer uma lesão e que nos impossibilite, ao menos por um tempo, de continuar com nosso objetivo. Podemos nos casar almejando termos um bom relacionamento, mas nem sempre essa é a realidade; Podemos comprar um carro imaginando que iremos usufruir, mas não sabemos se o mesmo continuará funcionando corretamente ao longo do tempo, ou mesmo será roubado... A VIDA É INCERTA! E isso é um FATO.

"Mas o que isso tem a ver com o trading?" 

Tudo. O trading, como na vida, é incerto. O movimento do mercado, o que o preço pode fazer a seguir, não é possível sabermos com certeza. E mesmo assim, lá no fundo, ainda não se aceita como uma verdade.

A prova de que a grande maioria dos traders ainda não entendeu a incerteza do mercado é a dor emocional que sentem ao tomarem um prejuízo. Sempre que um operador abre uma posição e fica desejando, almejando com muita vontade que ela seja positiva, e de repente quando isso não acontece ele sente uma frustração, isso mostra claramente que ele não aceitou a verdade fundamental no trading de que não temos como prever o futuro do preço, ainda que de forma inconsciente.

Por quê? Simplesmente porque se de fato ele tivesse aceitado,  ele saberia, E AGIRIA, sabendo que TUDO poderia acontecer. Ele entraria em um trade entendendo que seu resultado poderia dar errado, e teria um prejuízo. Também saberia que poderia dar certo, e teria um lucro, mas SABERIA que ambas as condições eram possíveis, e o mais importante: qualquer que fosse o resultado, já estava em seus planos!

"Como assim 'estava em seus planos'? Ele planejou perder??!!!"

EXATAMENTE! O trader que tem sucesso no mercado planeja perder. Não porque ele queira ( ! ), mas porque ELE SABE QUE É INEVITÁVEL.

O MELHOR EXEMPLO

Aqui entra um exemplo que sempre gosto de comentar. Imagine-se montando uma loja para REVENDA de qualquer produto que seja. Primeiro você tem que comprar o produto mais barato, e depois vender o produto mais caro se quiser ter lucros, certo? O que foi então essa primeira compra? Faz parte de seus CUSTOS para manter o negócio, pois sem adquirir o produto antecipadamente, como revendê-lo?? Era NECESSÁRIO que você adquirisse a mercadoria, não tinha o que pensar, E VOCÊ SABIA DISSO.

Mas ao adquirir o produto, por acaso você ficou "chateado", "frustrado", se sentiu incapaz? Imagino que não, e a resposta é porque você ENTENDE que isso é NECESSÁRIO, FAZ PARTE do ato de negociar. No trading não é diferente! Perder, ter prejuízos, faz parte dessa atividade, porque é assim que o mercado funciona. O movimento dos preços é aleatório, tudo pode acontecer a qualquer momento, é impossível saber o que vai acontecer a seguir. Então não há como saber QUANDO teremos uma perda, mas sabemos que elas vão acontecernão há como evitá-las, fazem parte da negociação, e em última instância: são NECESSÁRIAS.

COMO ACEITAR DE FATO ESSA VERDADE

Não vou negar, é difícil passar por esse processo, mas não é impossível. Existe uma atividade para colocar em prática capaz de fazer um trader aos poucos ir aceitando essa verdade. Inclusive essa atividade será praticada durante toda sua carreira de trader. Não haverá um dia sequer em que você encerrará, pois faz parte das atitudes de um trader bem sucedido.

Como meu objetivo aqui é ensinar, vou deixar claro os passos para atingir esse nível de aceitação, caberá a cada um executar ou não, passar ou não pelo processo. Mas saiba que se decidir fazer, estará dando um passo gigantesco rumo ao sucesso, e ficando à frente da maioria nesse mercado. Cada passo será trazido em forma de postagem aqui no blog, e você poderá acompanhar progressivamente o caminho para conseguir tal feito.

PRIMEIRO PASSO

O primeiro ato para dar esse start é: Arrisque pouco por trade. Arrisque uma quantia que está confortável em perder.

Quando um trader arrisca uma quantidade de dinheiro significativa por operação, ele ficará preso ao trade, preocupado com seu resultado, pois se o final for um prejuízo, ele não está pronto para assumir a perda, e é até capaz de quebrar a conta, dependendo de quanto arrisca.

Ao passo que quando o risco por operação é um valor pequeno, o trader simplesmente não dará um valor demasiado àquilo, pois a "carga emocional" exigida é de tamanho ínfimo. Por exemplo, imagine-se indo à farmácia que você sempre frequenta. Digamos que você vá até essa farmácia porque ela tem SEMPRE os melhores preços da cidade para a medicação que você compra. Agora digamos que ao chegar lá, o preço do remédio esteja 10 centavos mais caro. O que você pensa: "Será que em outra farmácia eu não encontraria pelo preço anterior, 10 centavos mais barato?". Ou será que isso seria tão insignificante para você que simplesmente você ignoraria e seguiria com seu dia sem maiores problemas? Creio que a segunda opção.

Isso exemplifica que quando o valor é pequeno, você não dá tanta importância se, de fato, acontecer a hipótese ruim (o remédio estar 10 centavos mais barato em outra farmácia).

Trazendo isso para o trading, se você arriscar um valor pequeno de seu capital a cada trade, um valor que não te deixará desconfortável se perder, e se ocorrer de o trade ser negativo, o que vai acontecer com seu emocional? NADA, pois você sabia que podia ser negativo, e a quantia que perdeu foi pequena em relação ao seu capital.

Uma forma de saber se você está arriscando mais do que está confortável em perder é a seguinte: estabeleça o valor, abra o trade, e feche o computador, não veja mais o trade durante aquele dia. À noite tente dormir sem pensar na operação, e tente ter uma boa noite de sono. Caso você consiga dormir bem, e acordar disposto, nem lembrando direito do trade aberto, isso é a prova que você está arriscando um valor pequeno, um valor que você está confortável em perder. Mas, se por outro lado você ficar apreensivo, não conseguir dormir direito, levantando uma ou mais vezes durante o sono, e pior, se for em qualquer momento até o computador acompanhar a ordem, isso significa que você está arriscando demais, pois aquele valor significa um valor considerável do seu capital, e você DEVE diminuí-lo.

"Mas, Enéias, se eu arriscar pouco por trade, o ganho também será pequeno! E assim como vou ganhar dinheiro rápido no mercado?!"

A resposta para essa pergunta é simples: Não existe "ganhar dinheiro rápido no trading"! Essa é a primeira Verdade Fundamental do processo de se tornar bem sucedido nas negociações.


Se você ainda acredita que em poucos meses, ou mesmo em poucos anos estará no hall da fama do trading, podendo comprar um carrão e viver em uma casa na praia o resto da vida, está enganado, muito enganado. O trading pode ser, e é, uma atividade promissora, com proporção de ganhos em forma de juros compostos, fazendo com que o trader tenha uma vida boa ao atingir o sucesso, SIM! Mas o processo até que isso seja possível não é rápido, leva tempo, ANOS.

Enquanto não aceitarmos isso verdadeiramente, sempre estaremos querendo arriscar mais para poder auferir mais lucros, de forma que o sucesso possa vir "mais rápido". E ao arriscar mais, estaremos nos fixando ao trade, gerando uma EXPECTATIVA de que ele dê certo, acreditando que ele vai na nossa direção e vai nos dar lucros. Consequentemente não estaremos aceitando a verdade de que é impossível saber o que o mercado vai fazer a seguir, e de que todo trade pode ser negativo. E ao não aceitarmos essa verdade, os resultados serão frustrantes, e perderemos dinheiro, muito dinheiro.

CONCLUSÃO

Tudo começa em aceitar a IMPREVISIBILIDADE do mercado, simples. Para ser um trader de sucesso isso tem que estar encrustado na mente, massificado. Adquirir essa consciência não é fácil, como foi dito, mas é plenamente possível. E começa aprendendo a arriscar pouco por trade, uma quantia que se esteja confortável em perder, esse é o primeiro passo.

Mas não é só isso, há outras etapas que precisam ser trabalhadas para poder entender e aceitar a verdade tratada nessa série, a verdade da aleatoriedade e incerteza do movimento dos preços no mercado. Porém, como não dá pra esmiuçar tudo em um único artigo, nos próximos quero detalhar mais, passo a passo, como adquirir esse pensamento, essa certeza de que o mercado é incerto (como? rsss). Então fique atento que os próximos posts da série estão por vir.

Veja os outros artigos da série:

#1 - O que Aprendemos Estudando sobre Psicologia de Trading#2 - A Primeira Mudança - Parte 01

#3 - A Primeira Mudança - Parte 02

Se quiser receber no seu Whatsapp uma mensagem quando sair um novo artigo dessa série, me mande um recado que eu te adicionarei à minha lista de transmissão. Meu contato está mais abaixo no post.

Espero que tenha gostado.


Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.




- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.
- Como começar corretamente no Trading, clique aqui.
- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.
- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.
- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.


Grupos de Whatsapp e Telegram:


Grupo 2
Grupo 3
Grupo 4
Telegram


Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:

(81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento
Forex Trader



AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

7 comentários:

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.