quinta-feira, 28 de março de 2019

Análise Técnica Funciona? - A Aleatoriedade do Mercado - Parte 3




Existem traders que operam no mercado, mas não acreditam no funcionamento da análise técnica. Esses traders de fato usam algum tipo de análise, porém não dão credibilidade aos padrões gráficos que aparecem com o passar do tempo. Para eles, os padrões não querem dizer absolutamente nada, e o movimento do preço é 100% do tempo aleatório. Mas será que as cotações e o gráfico variam sem nenhuma causa específica, ou ainda de uma maneira que segue determinados padrões? Nesse artigo você entenderá definitivamente como tudo isso funciona.

Se gostar do artigo, deixe um comentário ao final. Gosto muito de receber um feedback dos leitores do blog, pois sempre me ajudam a melhorar ainda mais o conteúdo que trago sempre por aqui. Não custa nada, em 2 minutinhos você expressa seu pensamento sobre o que foi colocado aqui. Ficarei muito grato.

É TUDO ALEATÓRIO MESMO?

Se você já é visitante desse blog há algum tempo, sabe que eu também reconheço a aleatoriedade no trading, no movimento do preço. Porém é preciso esclarecer que quando menciono ALEATORIEDADE eu me refiro ao resultado de cada operação, me refiro ao próximo movimento que o preço PODE fazer num dado momento. Mas se você prestar atenção verá que eu sempre afirmo aqui que o mercado de tempos em tempos forma padrões, que se repetem conforme o preço avança no gráfico ao longo dos anos.

Ou seja, eu afirmo que o movimento do preço no gráfico, como um todo, NÃO É 100% aleatório. Se eu digo que ele segue padrões que se repetem, então se considerarmos todo o movimento do preço, não há possibilidade de eu afirmar que ele é totalmente randômico.

SE NÃO É ALEATÓRIO, COMO ENTÃO O MERCADO SE MOVIMENTA?

Então, esclarecendo como funciona o movimento do mercado, é da seguinte maneira, explicada nos próximos parágrafos.

O movimento do mercado é feito com base no comportamento dos traders no mundo todo, e isso inclui os grandes bancos, que agem de maneira semelhante de tempos em tempos. Se a maioria compra, o preço sobe. Mas se a maioria vende, isso empurra o preço para baixo. Quando uma das forças, compradoras ou vendedoras, vence a briga diária pelo movimento do preço, ele se movimenta na direção ganhadora. Essas formas de agir são muitas vezes parecidas, e acabam formando os padrões de preços no gráfico.




Esses padrões tendem a se repetir ao longo do tempo. Quando acontece algum padrão dos que estudamos e conhecemos, isso significa que naquele momento PODE estar acontecendo o comportamento que o padrão indica. Mas também pode acontecer de aparecer o padrão, e simplesmente não está ocorrendo aquele comportamento por trás, mas sim qualquer outro.

Ou seja, SE estiver de fato acontecendo, então o preço IRÁ na direção que o padrão aponta.

MAS SE o padrão se formar, e na realidade não está acontecendo o comportamento que ele indica, então o preço vai fazer QUALQUER coisa. Ele pode ir para o lado inverso, pode também não ir pra lado nenhum, ou ainda, pasmem, pode inclusive fazer o movimento esperado!

Daí a INCERTEZA do próximo movimento do preço. Você escolhe um padrão e opera SEMPRE que ele aparecer no gráfico. Se o preço vai se comportar ou não como o esperado, é TOTALMENTE IMPREVISÍVEL!

Mas, ao operar somente aquele padrão, inúmeras e inúmeras vezes, uma parte dessas vezes ele vai estar fazendo o comportamento indicado pelo padrão (uma parte!!).

É nesses momentos que pegamos "na veia", e precisamos usar o RISCO/RECOMPENSA a nosso favor. Pois as POUCAS vezes em que o padrão estiver de fato mostrando o comportamento indicado por ele, vamos ganhar MAIS do que nas vezes em que entrarmos e o padrão não estiver mostrando nada além de nada.

EXEMPLO DE FUNCIONAMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DO PREÇO

Vamos usar o exemplo do padrão PINBAR, que eu tanto falo aqui no blog por ser minha especialidade. Quando um pinbar aparece ao final de um movimento de alta, com a cauda para cima, ele indica que possivelmente o padrão de comportamento por trás do pinbar é de reversão, saindo da alta para um movimento de baixa.






Ou seja, os compradores vinham ganhando dos vendedores, isso é fato, não uma mera possibilidade, afinal o preço estava subindo. Após isso, os compradores tentaram forçar o preço pra cima mais uma vez, porém os vendedores, naquele momento, venceram a força compradora e empurraram o preço para baixo, eis mais um FATO. Formou-se um pinbar.

Existe um comportamento de mercado que é o seguinte: quando acontece de grandes bancos desejarem efetuar massivas ordens de venda, eles não o fazem de imediato, eles esperam o momento ideal. Esse momento precisa ser adequado para que se consiga um melhor preço, e também para realizar um movimento que "tire da jogada" muita gente.

Com isso, ao venderem seus lotes de moeda, eles precisam contar com uma "forcinha" do contexto geral. Pois se um grande banco vende bilhões de determinado par de moedas, o preço pode até ir para baixo por um tempo, mas só se mantém caindo se outros fatores ocorrerem junto com a venda massiva.

Então, antes de abrir as vendas desejadas, esses bancos e fundos de investimento de peso seguram suas ordens, param de operar com vendas por um tempo. Nesse momento, muitos compradores estão ansiosos para empurrar o preço para cima. E aí grandes bancos, que estavam segurando suas massivas ordens de venda, as prendem AINDA MAIS. Isso faz com que o preço vá fortemente para cima, pois juntou a saída dos grandes bancos momentaneamente das ordens de venda, e as ordens dos compradores que acreditavam na subida do preço.

Quando o preço faz essa forte alta, muitos, MUITOS traders de varejo, milhares e milhares, que não entendem o comportamento do preço, e muitos desses operando rompimento, eles entram comprando, pois viram o preço subindo, e acreditaram que poderia continuar subindo. É nessa hora que os big boys abrem inúmeros lotes de venda do par de moeda, lotes pesados, na casa de bilhões, e isso inevitavelmente força o preço para baixo, formando então o pinbar. A subida deixou a cauda, e a descida fez o pinbar fechar lá em baixo. Nessa queda quem entrou por último está perdendo dinheiro, e vários desses, por serem despreparados para o trading, ficam segurando a perda, em vez de cortar logo e partir pra outra.

A partir daí mais ordens de venda virão, e essa galera que entrou por último, e está perdendo, vai perder ainda mais. Quando o preço já chegou a um nível bem baixo, esses compradores incautos começam a fechar suas posições no desespero, pois não suportam mais a grande perda em que estão. E como suas ordens inicias foram de compra, ao encerrar essas posições, precisarão fazer uma ordem inversa, VENDER. Juntando essas vendas, mais os lotes pesados dos grandes bancos, mais os eufóricos em pegar a queda vendendo desesperados, tudo isso faz o preço cair ainda mais. E quem soube interpretar que isso podia acontecer e vendeu, lucrou muito!






Por que expliquei tudo isso? Imagine que um pinbar apareça após um movimento de alta, com a cauda para cima. O que isso quer dizer? Significa que todo comportamento explicado sobre o pinbar está de fato acontecendo por trás do padrão? TALVEZ. Mas também o pinbar pode ter se formado por inúmeros outros motivos. Talvez não houvesse grandes bancos na jogada, e simplesmente a cauda se formou como um último gás dos vendedores antes de o preço subir fortemente. Repito, o pinbar não indica que por trás dele sempre vai estar acontecendo o comportamento explicado, mas indica que PODE estar acontecendo.

É aqui que mora a incerteza, pois NÃO há como saber o que está acontecendo nos bastidores dos padrões de comportamento de preço! Somente é possível identificar o padrão e saber que ALGUMAS vezes ele vai funcionar, e várias outras não. E por "funcionar" me refiro ao padrão de preço estar de fato indicando o comportamento imaginado. No caso do pinbar, ele funcionará se de fato estiver indicando a reversão, com base em tudo que foi explicado anteriormente.

AQUI ENTRA O SEGREDO DA DISCIPLINA

Então, se o trader opera o pinbar dessa forma, ele não pode se deter por achar que esse pinbar talvez não dê certo, e por isso acabar não operando. Se o pinbar atende ao trading plan junto com os outros critérios do seu sistema, não há o que pensar, tem que operar e pronto. Se não operar por medo ou qualquer outra ''dúvida" poderá estar deixando passar um excelente trade.

Mudando o ambiente para entender melhor

Nesse artigo eu dei um exemplo muito didático sobre essa questão da aleatoriedade, e agora quero desenvolver um pouco mais para esclarecer essa questão aos que ainda têm dúvidas. O exemplo abaixo foi considerando um caso fora do trading, pois pode ser mais fácil para se visualizar toda essa lógica com um exemplo do "mundo real", em um ambiente externo ao das operações no Forex.




Imagine que você tem um desafio, acertar qual será o veículo que vai virar a esquina da sua rua, durante a noite, e precisará fazer isso todas as vezes que você vir um farol brilhando. Você ficará parado apenas analisando as luzes que aparecerem, quando alguma brilhar, você diz que veículo é, se é moto, carro, ônibus, caminhão, van, etc. Se o veículo que virar a esquina for diferente do que você disser, você perderá 100 dólares. Mas se a veículo bater com sua afirmação antecipada, então você ganhará 200 dólares.

Antes de começar o desafio você visita todas as concessionárias da região e chega à conclusão de que os veículos mais vendidos são os automóveis (carros), na proporção de 50% do total da frota. O restante é dividido entre motocicletas, ônibus, caminhões, etc.

Além desse estudo, você passa uma semana em uma outra rua de sua cidade testando sua conclusão quanto aos veículos vendidos. Após uma semana de testes, você constatou que 60% dos veículos que passaram eram carros. Isso indicou que seu estudo nas concessionárias foi produtivo e está em conformidade com a realidade, já que chegou a um número próximo daquele verificado, 50%.

Porém aconteceu também de muitas vezes você ver o brilho na esquina, mas não eram carros, era qualquer outro veículo; ou às vezes nem veículo era, era só alguém com uma lanterna. Algumas vezes você não viu brilho nenhum, e mesmo assim passou um carro. Essa constatação aconteceu mais de algumas poucas vezes, isto é, não foi raro acontecer de você não ver farol à noite na esquina, e mesmo assim passou um carro!

Após toda essa fase de investigação e testes, você começa o desafio. Mas antes 
você fez um plano. O planejamento era o seguinte: sempre que vir alguma luz na esquina, você dirá que é um carro, SEMPRE.

Suponha que o local está sempre barulhento, e você não consiga distinguir o veículo pelo som. A única variável será a luz que aparecer na esquina. E considere que você começou a experiência com 10mil dólares "na conta".

Desafio iniciado, e a primeira luz aparece na esquina: você então prontamente diz que é um carro e dá certo, +200 dólares. Segunda luz e... carro novamente! +200. Terceira luz e... passa uma motocicleta, e já que você disse "carro", perdeu 100 dólares; total líquido então é de 10.300 (Saldo inicial de 10.000, +200;+200;-100). Quarta luz vem e aparece outra moto, saldo 10.200 (Saldo inicial de 10.000, +200;+200;-100;-100).

Agora demora bastante para aparecer outra luz, e começou a ficar um pouco tarde. Quando você já está indo embora, aparece outra luz na esquina, e você, mesmo cansado reponde que é um "carro". Para sua surpresa, passa um caminhão, e você terminou o dia com 10.100 dólares (Saldo inicial de 10.000, +200;+200;-100;-100;-100).

No dia seguinte, à noite, a primeira luz que apareceu assim que você se posicionou acabou sendo uma motocicleta, e consequentemente você perdeu 100 dólares, e seu saldo agora é 10.000 dólares novamente. Ok, você pensa: "Vamos novamente". Aguarda outra luz, e é um ônibus!!! Como você disse "carro", então agora você está perdendo -100 dólares! Você começa imaginar: "Onde estão os carros dessa cidade?! Já errei 5 vezes seguidas!!"

O desafio continua, e após aparecer um carro, colocando você com 10.100 dólares de saldo líquido, uma sequência de 5 motos aparecem, sem nenhum carro entre elas! Você agora está com 9.600 dólares de saldo líquido, um prejuízo de -400 dólares ao todo.

Diante desse quadro, o que você poderia fazer? Vai mudar a estratégia porque passaram naquele momento 5 motocicletas juntas? Vai ficar tentado a dizer somente motos a partir de agora? Vai pensar em desistir por que está com um saldo negativo? Quando a próxima luz aparecer na esquina, ficará com medo de perder novamente?

Todos esses questionamentos e dúvidas SÃO EXATAMENTE OS MESMOS que assolam os traders após uma sequência de perdas. Duvida-se da estratégia, e muitos mudam de planejamento somente por causa de alguns prejuízos seguidos. Outros duvidam do trading em geral, e a grande maioria desiste. Outra enorme parte dos que entram nesse mercado e começam operar, nem sequer o estudo inicial fazem, para poder desenvolver um planejamento sólido.

Nesse caso, 
o estudo nas concessionárias representam o aprendizado do trader, aprendendo a reconhecer os padrões e o que significam.  A semana em que passou verificando na prática a constatação feita nas concessionárias representam os testes a realizar antes de começar operar com dinheiro real, seja em back testes, ou operando em conta demonstrativa. Não se pode querer começar operar, abrir trades, sem antes saber das estatísticas da sua estratégia. Mas infelizmente, muitos e muitos insistem em querer ganhar bastante dinheiro começando com pouco, insistindo em operar sem planejamento, somente no feeling. O resultado é 100% das vezes desastroso.

APÓS AS PERDAS EM SEQUÊNCIA, O QUE FAZER?

Viu mais uma luz brilhando na esquina? SIGA O PLANEJAMENTO, diga que é um carro, e confie no sistema, na técnica, no gerenciamento. Faça o que planejou fazer. O resultado será lucro e mais dinheiro no bolso, mas só no 
longo prazo, ou seja, depois de muitas vezes.

Não adianta querer estar positivo, no lucro, com somente algumas tentativas. Para que a proporção de veículos que você verificou no estudo e nos testes realmente apareça na prática,  você precisa de MUITAS tentativas, precisa que várias vezes passem luzes na esquina e você tenha uma oportunidade. CADA LUZ é uma oportunidade. Só não vai ser se não aparecer luz nenhuma!

Veja essa situação: Após as últimas 5 motocicletas que passaram e te deixaram no prejuízo de -400 dólares, ficando com 9.600 dólares de saldo, digamos que nesse momento passem dois carros, porém com faróis apagados. A sensação comum nessas horas é querer se desesperar, pois você pensaria: "Poxa, eu tô aqui, perdendo, no prejuízo, e quando finalmente passam dois carros que me colocariam pelo menos no zero a zero, eles não vieram com os faróis acesos, e eu perdi a oportunidade! Que Droga!".

Um acontecimento típico e extremamente comum no trading é o preço se movimentar FORTE, mas não dá sinal nenhum, e aí o trader fica irritado, chateado, e fica tentado a entrar nas próximas operações AINDA que seu sinal não tenha aparecido. Ele sentirá que há algo errado com a estratégia, pois não previu o forte movimento que aconteceu. E aí, em vez de seguir o planejamento de forma disciplinada, vai querer entrar em outros trades sem a confirmação do sinal, tudo para não perder a próxima "oportunidade". Quando o que tem que ficar claro é que: se o preço não deu o sinal pela sua estratégia, então simplesmente NÃO ERA uma oportunidade! Ponto.




COMO SABER QUAIS PADRÕES INDICAM O COMPORTAMENTO?

Espero que a esse ponto do texto você saiba a resposta para essa pergunta. Simplesmente não há como saber. Não há como ter certeza do que está acontecendo por trás do padrão. E por que não? Porque para estar seguro do real comportamento 
é preciso saber o pensamento dos traders do mundo todo, a quantidade de oferta e procura de todos os operadores do mercado mundialmente, e só assim teria-se certeza do que o preço faria a seguir. Ou seja, somente se soubéssemos tudo de tudo antecipadamente teríamos certeza se o comportamento do padrão de fato está acontecendo. E como seres humanos essa capacidade não está em nós.

O QUE FAZER SE FICAR CONSTATADO QUE NÃO ERA O COMPORTAMENTO INDICADO?

Quando o trader vê o sinal e enxerga o padrão, ele deve tomar a decisão de operar, independente se existe ou não o comportamento. Porém, justamente por saber que não tem como definir isso claramente, é preciso um 
plano de contingência.

Esse plano é estabelecer um ponto no gráfico em que fique caracterizado que MUITO PROVAVELMENTE aquele padrão não está mostrando a atitude real por trás dele. Esse ponto deve ficar obviamente atrás de sua entrada, isto é, deve ficar alguns pips atrás, na direção contrária àquela que você deseja que o preço se mova.

Você 
antecipadamente escolhe um preço, um nível que, em caso de o preço atingi-lo, você terá plena consciência que permanecer no trade não parece razoável. Na verdade, se o preço atingir tal ponto, precisa ficar mais do que claro que permanecer na operação segurando o prejuízo é ilógico, inútil, e perigoso. Perigoso pois ali o preço pode nem voltar mais. E esse último pensamento TEM que ficar enraizado para sempre em você: o preço pode não voltar mais!!!

Esse plano é o que eu retrato exaustivamente aqui no site como definir seu risco antes de entrar no trade. Falando de forma mais ampla, definir o risco seria não somente o valor que estaríamos confortáveis em perder, mas também o ponto em que constataremos que o trade "deu errado", e que precisamos pular fora desse barco furado urgente. No Forex definimos isso como o stop loss. Sempre que um trader abrir uma posição, ele TEM que definir o ponto exato em que não vale mais a pena permanecer dentro da operação, em que ele VAI realizar a perda, sair da operação, eliminar totalmente o risco, e ficar apto, com a mente limpa novamente para buscar a próxima oportunidade.






Enquanto o trader permanecer segurando um prejuízo por teimosia em não estabelecer esse ponto, sua mente não o deixará pensar objetivamente para visualizar o acontecimento de outros padrões. Ou seja, ele ficará engessado, e não mais estará com a capacidade de enxergar outra oportunidade. E talvez uma que daria o lucro desejado.

CONCLUSÃO

Nesse post você viu o porquê de usarmos a análise técnica num mercado aparentemente caótico. Mesmo com movimentos que parecem totalmente aleatórios, é possível termos lucros ao identificarmos padrões que se repetem ao longo do tempo. Quem aprende a identificar esses padrões, e opera sempre que eles aparecem no gráfico, com adequado gerenciamento de risco e controle psicológico sólido, são esses que obtém sucesso na carreira de trader.

Veja bem, o que é ensinado aqui no blog é exatamente o caminho a seguir, os passos, as etapas, as atitudes a tomar para ser um trader bem sucedido. Da mesma forma que os passos para se dar bem no exemplo dos veículos na esquina, no trading também há um roteiro a fazer para ter sucesso. Primeiro: Aprenda sobre trading, sobre movimento dos preços, sobre como operar, e entenda os conceitos por trás de cada padrão estudado. Segundo: Estabeleça uma estratégia de acordo com o que você estudou, e documente, escreva, registre sua técnica. Terceiro: Faça testes, volte no gráfico e procure situações em que sua técnica deu certo, e outras em que deu errado; de preferência faça isso com algum programa de backteste para não sofrer a influência do viés direcional; nesses testes verifique todas as estatísticas possíveis do setup que você está empregando. Quarto: opere em conta demonstrativa essa estratégia desenvolvida e testada, e saiba na realidade como funciona. Somente após esses passos é que o trader estará apto a começar fazer operações com dinheiro real, visando ter lucros, e sempre, sempre no 
longo prazo.

Em relação aos padrões de comportamento que se refletem no preço que aparece no gráfico, há inúmeros outros além do pinbar explicado nesse artigo. Existem os triângulos, bandeiras, Ombro-Cabeça-Ombro, Rompimento, Retração com continuação, Falsos rompimentos, Engolfo, Fundos e Topos duplos, Inside bars, etc. O que eu expliquei nesse artigo em relação ao pinbar é somente um desses, que por ser o que estou mais inteirado, é o que consigo explicar com certo domínio. Mas tem que ficar claro para você que NÃO se deve querer operar todos esses padrões! Você precisa ficar mestre em apenas um padrão para ter sucesso no mercado. Com o passar dos anos e de acordo com o domínio que tiver do padrão, é que você pode pensar em adicionar outro tipo às suas estratégias. Mas procure concentrar-se em apenas um comportamento do mercado de cada vez, e passe ANOS dominando uma técnica exclusiva.

Com essa atitude você estará operando em sintonia com a forma como o mercado funciona. Esta só existe uma, e o trader de sucesso aprende sobre esse funcionamento, aprende sobre a forma de o preço se movimentar. Ele sabe que o movimento do gráfico não é totalmente aleatório, segue padrões. Mas diante de um trade e de seu resultado, a imprevisibilidade impera a tal ponto que não há como saber, não há certeza do que o preço fará a seguir. Porém ainda com essa incerteza, é possível lucrar no mercado, no trading.

Se achou interessante, deixe um 
comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.

Veja aqui os outros posts da Série

- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.

- Como começar corretamente no Trading, clique aqui.

- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.

- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.

- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.


Grupos de Whatsapp e Telegram:


Grupo 1 - Grupo 2 Grupo 3 Grupo 4 Telegram

Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:

(81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D

Um grande abraço e fiquem com Deus.



Enéias Nascimento

Forex Trader




AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

4 comentários:

  1. Na semana passada eu conclui o meu questionário que define minhas tomadas de decisão. O meu trading plano. E hoje, nesse artigo eu relembrei todas as orientações que você gentilmente acrescentou no meu planejamento. Lendo isso, eu só fortalece o meu entendimento sobre o comportamento ideal para um profissional nesse mercado. E eu não digo isso por dizer, digo por que depois da nossa conversa e suas orientações eu já me senti e fiquei mais consistente obrigado e parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bastante feliz sempre que ajudo, Simpson. Porque sei que a partir dos ensinamentos, estão acontecendo bons resultados para quem pratica.

      Obrigado pelo apoio, um forte abraço companheiro. Deus te abençoe.

      Excluir
  2. Excelente conteúdo, informações preciosíssima por tratar o que muitas acontece. Acontecia comigo até que um amigo me deu essas mesmas informações. Fortaleceu aínda mais esse conceito para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amigo. Depois que atentei para isso, passei a ver o trading com outros olhos, com a visão correta.

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.