quarta-feira, 5 de junho de 2019

Por que Você NÃO Deve Analisar e Operar nos Gráficos Menores




Algumas pessoas sempre me perguntam sobre operar em períodos menores como o gráfico de 15 minutos, ou mesmo o de 5 minutos. Para elas eu sempre explico todos os motivos que me levaram a deixar de fazer operações rápidas, e passar para uma abordagem mais tranquila e lucrativa. Sim, já fui day trader, e nunca tive lucros consistentes nesse período.

Nesse artigo eu vou te mostrar argumentos mais do que suficientes para você entender de uma vez por todas porque você não pode, nem deve querer operar se baseando em times frames menores.


PROBLEMAS ATRELADOS AOS GRÁFICOS MENORES

Depois de muitos anos no mercado, percebi que operar gráficos menores trazia problemas intrínsecos e irremediáveis. Eu perdia dinheiro e não sabia o porquê. Imaginava dezenas de motivos, culpava todo mundo, achava uma desculpa para tudo. Até que comecei entender que havia certas características que envolviam as operações em períodos menores, as quais NÃO apareciam quando se operava períodos maiores. São esses problemas que gostaria de te mostrar e abrir seus olhos para esse mundo novo para muitos.

PREJUÍZO AO PSICOLÓGICO

Se você já tem alguns meses de experiência no trading, sabe o quanto o controle psicológico é essencial para o sucesso nesse ramo. Sem ter o adequado manejo das emoções, o trader facilmente comete inúmeros erros, que acabam por minar suas chances de ter consistência.

Operando em gráficos menores, o trader fica exposto ao rápido movimento do preço. Isso influencia sua capacidade de decisão, pois a cada minuto ele estará recebendo novas informações do mercado. O candle que ele acompanha estará mudando a cada instante. E cada subida ou descida mais brusca vai inevitavelmente mexer com seu psicológico.

Nesse momento, acompanhando o frenético subir e descer do preço, o cérebro do trader será inundado de elementos químicos para tomada de decisão rápida. Nossa mente tem um limite para administrar esses elementos, e com uma sobrecarga deles, o que é natural em quem faz operações mais rápidas no trading, o cérebro não aguentará e começará a falhar em diversas atividades, sendo a mais preocupante a capacidade de tomar decisão quanto aos trades abertos ou a abrir.

Se eu pudesse fazer uma comparação, diria que cada operação no mercado é como se fosse um negócio que um dono de empresa precisa efetuar. Mas não qualquer empreendedor, e sim aqueles que lidam com atividades de risco, importantes, que necessitam atenção especial, como por exemplo um dono de empresa que vende frota de aviões para países abastecerem seus exércitos, sua frota aeronáutica.

Agora imagine esse mesmo empresário tomando várias decisões por dia, e pior, em pouco tempo, com outros clientes no seu pé, todos insistindo nas negociações, pressionando, cobrando, exigindo, ofertando, devolvendo, as frotas vendidas ou a vender. Certamente sua capacidade de tomar decisões acertadas ficará seriamente prejudicada. Um trade no mercado PRECISA ser tratado com a importância de vender uma frota de aviões, ou seja, com extrema cautela e precisão máxima, para melhor fechamento do negócio. Está achando exagero? Experimente operar tempos gráficos menores, com dinheiro real, e pior ainda, acompanhando o subir e descer das cotações enquanto acontecem...

Quem opera gráficos menores se submete a esse mesmo tipo de pressão, pois o constante mudar do preço exige do trader a mesma atenção narrada no parágrafo anterior. Ou o trader decide se concentrar, focando sua capacidade mental em uma decisão por vez, e absorvendo os dados de maneira progressiva, sem pressa, sem pressão, ou do contrário ele irá sobrecarregar seu cérebro a ponto de prejudicar seu auto controle, cometendo inúmeros erros. Erros de execução do trade; erros de gerenciamento de risco (o mais perigoso); e erros de administração de operação, apenas para citar alguns.

Tenha sempre em mente a crucial importância de manter seu psicológico preparado, calmo, tranquilo, para analisar, executar, e principalmente, encerrar seus trades. Operar períodos menores não vai te favorecer nesse sentido, vai só prejudicar seu operacional, e consequentemente toda sua carreira como trader.

PROBLEMAS COM O GERENCIAMENTO DE RISCO

Quando se está analisando períodos menores, e por conseguinte executando os trades enquanto observa esses time frames, o gerenciamento de risco acaba sendo feito de forma muito rápida, aumentando a já grande probabilidade de cometer erros por operar em períodos como M5 e M15.

No tópico anterior eu mencionei sobre a grande importância do controle psicológico. Mas você precisa saber que o gerenciamento de risco adequado, além de essencial, é o pilar MAIS IMPORTANTE do trading. Sim, sem um risco corretamente administrado o trader está fadado ao fracasso, ainda que tenha uma excelente estratégia e um controle psicológico super disciplinado.

Assuntos como saber calcular o valor do lote correto a usar em uma operação, valor do pip de cada par, proteção de capital, distribuição de patrimônio, inclusão correta de stop e take profit para adequada relação risco/recompensa, são todos temas que o trader dedicado PRECISA dominar. E não só dominar o conhecimento, tem que saber aplicar na prática também.

Para isso nós precisamos do cenário adequado. Operações durante fortes movimentos do preço, como por exemplo na abertura da sessão de Londres e nas primeiras horas seguintes, não é o melhor momento. Ainda mais se o preço estiver sendo acompanhado em gráficos como o de 5 minutos.

Para se ter uma ideia mais clara: imagine uma operação intra dia, acompanhando o gráfico de 5 minutos, que se move bem rápido durante o dia. Stops em setups nesse time frame geralmente têm entre uns 5 a 15 pips (dependendo do par até menos). Aí o trader precisa calcular o lote adequado para a operação, e enquanto faz isso, o preço já andou alguns pips, o que já muda a configuração a ser usada no stop. Se ele for recalcular, o preço pode ter andado mais. E para saber o local correto do take profit, outra situação complicada se o mercado estiver se movendo rapidamente. Conforme o preço for mudando, o cálculo do stop e take vai ficando mais complicado.

O desvirtuamento do tipo de ordem adequada ao trading de sucesso

Outro erro nesse quesito é o tipo de ordem a ser colocada. Para um operacional adequado ao funcionamento do mercado, o correto é operar com ordens PENDENTES, sempre! Aqui o argumento é exatamente o explicado no parágrafo anterior, em relação à mudança constante do preço enquanto se calcula todos os parâmetros necessários à entrada e saída do trade.

Quem opera times frames menores muito provavelmente quer entrar "a mercado", pois quer pegar o exato momento em que o sinal aparecer, justamente para não perder a "oportunidade". Acontece que a probabilidade de cometer erros, especialmente erros de gerenciamento de risco, aumenta consideravelmente. E ao abrir a ordem a mercado, uma vez lançada NÃO DÁ PRA VOLTAR ATRÁS, já era, a ordem foi aberta. No Forex a liquidez gigantesca não dá tempo de pensar em desistir depois de uma ordem executada a mercado, é praticamente instantâneo!

Se você tem algum tempo de experiência, abrindo ordens a mercado, certamente já passou por momentos em que percebeu que o preço de entrada não era aquele, ou que o padrão que você analisou na verdade não era o correto, ou pior ainda, entrou com o lote usado no último trade por que esqueceu de alterar. Esses erros são extremamente comuns em quem abre ordens a mercado, e em time frames menores.

Já a chance de alguém cometer esses erros abrindo ordens pendentes e em gráficos maiores é praticamente zero. O trader que assim o faz tem TEMPO para agir, pensar, analisar, pois opera quando o mercado está calmo, e em períodos do gráfico que o permitem colocar uma ordem pendente a uma distância considerável do preço atual. Isso tudo lhe dá o conforto de operar com um psicológico tranquilo, e ainda que erre algo, terá tempo para corrigir antes que o preço alcance o valor no qual colocou sua ordem pendente.

Trader e a Medicina

Mais uma comparação ideal a ser feita aqui é quanto ao trade também dever ser tratado como uma cirurgia. Para um médico cirúrgico fazer qualquer procedimento ele precisa de tempo, preparação, estudo, e tranquilidade para executar sua atividade. EXATAMENTE como no gerenciamento de risco do trade.


Mesmo que no trading, caso cometamos algum erro, ninguém irá morrer, ainda assim nosso capital, nossa banca pode "bater as botas". Basta executar um trade com lote errado para isso acontecer. Imagine uma operação que deva ser aberta com um lote de 0.50, e por um lapso, o trader abra a ordem com o lote 50.0. Pronto, está feita a maior burrada que o trader poderia ter feito. Se der errado, perderá TODO seu patrimônio.

Tenha sempre em mente a enorme importância de abrir suas ordens com ordens pendentes, em momentos nos quais o mercado se movimenta pouco, e sempre tomando como base time frames que permitam o tempo suficiente para você evitar erros bestas, mas que podem levar embora todo seu dinheiro.

As Oscilações Normais do Mercado

Ainda dentro do tema gerenciamento de risco, operações em gráficos menores quase sempre exigem stops curtíssimos, como citei antes nesse artigo. O problema com esses stops pequenos, além dos que expliquei quando disse que prejudica o cálculo do lote, existe também o perigo claro de o trade ser stopado antes do tempo.

Com stops muito curtos, qualquer mínima oscilação normal do mercado tira você da jogada ANTES de o mercado se decidir para onde vai. O preço de um ativo muitas vezes demora dias para se decidir em que direção seguir, e durante esse tempo é normal ele oscilar bastante, tirando da jogada os operadores de gráficos menores que insistem em colocar um stop muito curto. Depois querem culpar o mercado.

Por esse motivo também não é o mais aconselhável operar day trading, pois quem o faz conta que o mercado VAI se movimentar o que quer dentro do intervalo de um dia! Não! De forma alguma! A realidade é completamente diferente. O mercado pode, e muitas vezes leva, DIAS para se decidir. Aí o trader faz uma compra, coloca um stop de sei lá, 10 pips, bem curto, e conta que o preço vai subir antes do fim do dia. A análise pode estar certíssima, e o preço de fato quer subir, e sobe mesmo. Porém, antes de subir firme, é totalmente normal e aceitável o preço cair uns 20 ou 30 pips, e depois ir embora pra cima, andando mais de 100 pips.

Nesse cenário narrado, o que aconteceria com nosso day trader do exemplo? Veria seu stop ser atingido, e depois o preço subir forte na direção que originalmente queria. E não se engane, isso não acontece só às vezes, é algo bastante frequente. Justamente pelo fato de o mercado agir assim, em sua forma natural, OSCILANDO bastante antes de ir na direção que deseja.

Veja o exemplo abaixo. Após um consolidação clara no gráfico de 30 minutos (!), muitos traders de gráficos menores estariam com ordens de compra pendentes após o range, aguardando o rompimento do topo da lateralização para entrarem comprados, colocando seus stops atrás do canal. É até uma estratégia boa, existe, e muita gente usa. Mas olhe o que o mercado faz em seguida, exatamente após pegar a ordem de compra pendente.




Esse exemplo acima não é para dizer que isso sempre acontece, de forma alguma. Mas eu quero que você entenda que é bastante comum isso ocorrer. Chama-se de "Falso Rompimento", e acontece com uma frequência absurda no Forex.

Olhem bem o que afirmam vários operadores de gráficos menores: quando efetuam uma compra e o preço cai fortemente durante todo o dia naquele gráfico menor, chegam a dizer que "...o preço queria cair, por isso despencou. Minha análise foi errada!"

Isso é um absurdo sem tamanho! Primeiro, se for analisar em um gráfico maior como o Diário, o preço pode muito bem estar em tendência de alta, e essa queda no gráfico menor ter sido apenas uma retração. Ou seja, o preço QUER SUBIR, mas fez uma queda antes de ir para onde deseja! Simples! Basta analisar times frames maiores, e operar com base neles.

E outra, como explico bem nesse artigo, não se erra o próximo movimento do preço, apenas se 'acerta' ou 'erra' quanto a ter ou não seguido as regras do seu trading plan.

RUÍDOS INTRA DIA

Mais um fator que deixa claro o quão ruim é analisar o mercado em time frames minúsculos. Nesses gráficos há uma enorme quantidade de ruído intra dia, fazendo com que os padrões gráficos que apareçam não indiquem o verdadeiro comportamento de mercado por trás. Isto é, há muitos, inúmeros sinais falsos!

Explicando melhor: o trader de sucesso opera buscando no gráfico padrões de comportamento das massas, que indiquem que o preço tem boas chances de seguir em alguma direção. Veja esse artigo em que explico exatamente o porquê temos que operar os padrões que se repetem.

Por exemplo, ao ver um pinbar o trader interpreta que um movimento de reversão PODE estar a caminho, pois é esse o comportamento, reversão, que o pinbar geralmente indica. Porém um pinbar no gráfico de H1 muitas vezes, inúmeras vezes na verdade, é formado por diversos motivos, sendo a vontade do preço de reverter a menor das "preocupações do pinbar", por assim dizer.

Veja essa imagem abaixo, no GBPUSD gráfico Diário. Repare quantos pinbar's temos em pouco mais de 4 meses. Agora repare quantos desses padrões de fato empurraram o preço na direção que indicavam (verdes são os bons sinais, e vermelhos os sinais falsos):



Compare agora com um gráfico no mesmo par, GBPUSD, porém agora no time frame H1, e no final desse mesmo período anterior (são imagens atuais e recentes do par):



Veja quantos sinais falsos de pinbar há nesse gráfico de 1 hora. Muitos deles indicaram que o preço poderia ir numa direção, e na grande maioria das vezes o preço simplesmente seguiu na direção oposta! Em poucos momentos foi que o pinbar de fato estava indicando o próximo caminho do preço.

Isso quer dizer que o pinbar não funciona no H1? Quer dizer que só funciona no Diário? Não, mas fica claro que, devido ao forte ruído de times frames menores, os sinais que ocorrem dificilmente parecem indicar o comportamento por trás do padrão.

Portanto, ao operar os padrões de comportamento do preço, o trader precisa ter um embasamento justificado. E analisar esses padrões em períodos curtos fará ele olhar mais barulho do mercado, do que qualquer comportamento que minimamente possa estar por trás.

Gráficos maiores como o Diário frequentemente imprimem padrões que superam os ruídos do mercado ao longo do dia. Isto é, um padrão no D1 tem excelentes chances de estar de fato indicando o verdadeiro comportamento por trás dele. Logo, é ideal fazer essas análises nesse tipo de gráfico e também operar ali mesmo, e não ficar tentando entender os ruídos que milhões de traders intra dia acabam gerando nos gráficos menores.

Outro motivo de haver tantos ruídos em time frames menores é devido à alta quantidade de robôs operando no mercado mundial. Infelizmente ainda há muitas pessoas que acreditam que robôs podem fazer o trader ter resultados significativos no longo prazo, sem fazer absolutamente nada. Por isso, muitos operadores pelo mundo lançam mão desse artifício, muitos mesmo. Essa enorme quantidade de máquinas abrindo inúmeras operações ao longo de um dia acabam gerando esses ruídos, infelizmente. Tentar se meter com esses movimentos TOTALMENTE aleatórios em períodos curtos vai afetar sem dúvidas as operações.

MAS É POSSÍVEL TER SUCESSO SENDO DAY TRADER???

Eu não vou dizer que duvido da consistência de certos day traders, pois se o operador usar os princípios fundamentais do  trading nas suas operações, ele tem uma chance sim de ter lucros consistentes. Alguém que opere usando stop loss, buscando uma recompensa de no mínimo o dobro do risco assumido, que abra poucas operações por mês, e seja altamente disciplinado, consegue ter lucros ao longo dos anos, pois entende, aceita, e põe em prática as verdades do trading.

PORÉM, um bom e disciplinado day trader, que opere entre H1 e M15, vai conseguir resultados inferiores ou no máximo iguais ao dos traders que operam períodos mais longos. Com algumas diferenças:

- O day trader passará muito mais tempo do seu dia olhando os gráficos. Já o operador de períodos mais longos não, ele só precisa de alguns poucos minutos por dia para tomar suas decisões. Isso dá mais tempo para VIVER, fazer o que quiser, seus hobbies, passar tempo com os filhos, a família, investir em outros projetos, curtir a vida de trader que pensamos em ter quando iniciamos nesse ramo.

- O day trader abrirá certamente mais operações do que o outro trader de time frames maiores. Quanto mais operações, menos lucros se consegue, fato. E mais, operar muito gerará mais tensão, implicará também em mais dados para anotar, mais registros a fazer, mais relatórios, mais testes, mais decisões. É tanta coisa que sinceramente não compensa. Aliás, a pessoa que se intitula "day trader" e não quer manter registro de suas operações, contanto apenas com o relatório automático da plataforma, não merece sequer ser chamado de trader. No máximo é um apostador, abrindo ordens sem um mínimo de organização possível, por mais que ache o contrário.

- Enquanto o operador de períodos mais longos consegue muitas vezes pegar boas tendências, gerando resultados muito bons, o day trader está preocupado em pegar pequenos movimentos no dia. Tudo isso sob o pretexto de entrar e sair logo do mercado, evitando se expor.

- Traders de time frames maiores desenvolvem cada vez mais a paciência, característica INDISPENSÁVEL ao trading de sucesso. Muitos day traders alegam que por não terem muita paciência de esperar dias para ver uma ordem fechar, o estilo mais adequado ao seu perfil é o de operações mais curtas. Isso é uma frase dotada da mais imprudência e incapacidade para o sucesso que já vi nesse meio! Pois o trader TEM QUE DESENVOLVER A PACIÊNCIA. Se falta essa característica a alguém, que busque, que aprenda, que coloque em prática, em vez de ficar encontrando argumentos para justificar o injustificável. Aliás, pare de achar que existe um estilo de trading adequado a cada um. Leia esse artigo, para maiores informações.



O MELHOR TIME FRAME

Não poderia encerrar esse artigo sem mostrar qual o melhor tempo gráfico para se analisar e operar.

Sem dúvidas, o gráfico Diário é o melhor e mais indicado para você e qualquer trader do mundo analisar e fazer suas operações. O gráfico D1 é mais consistente, mais consolidado, dá mais sinais prováveis, menos sinais falsos, e tira os ruídos do mercado no intraday.

Outro motivo para você voltar suas análises para esse time frame é o fato de a maioria dos traders, mesmo os que operam gráficos menores, darem pelo menos uma olhada no Diário. Como muita coisa no trading acaba sendo uma profecia auto-realizável, logo, quanto mais pessoas vendo a mesma coisa, mais provável que ela funcione.

Por exemplo, você acha que Fibonacci funciona porque é encontrado na natureza, em animais, árvores, nas proporções das folhas, e nos astros do universo? Por mais que de fato isso aconteça com essa sequência numérica, no trading não tem nada a ver. Mas acaba que Fibonacci no gráfico FUNCIONA, e funciona muito bem. Mas dá certo porque a maioria dos traders usa essa ferramenta. Logo, muita gente vendo e operando com base nas mesmas premissas, acaba por forçar o preço para a mesma direção. Isso chama-se profecia auto-realizável.

Eu não tenho dúvidas de dizer que o que mais se aproxima do santo graal no Forex é o gráfico Diário. Mas não por dar sempre sinais corretos, muito longe disso. E sim pelo fato de que através dele o trader obtém inúmeros benefícios. Não existe uma técnica, muito menos um robô que sempre dê certo, que funcione em todas as operações, e que o trader ao achá-la e passar a utilizá-la será milionário em pouquíssimo tempo! Não! Mas se você considerar o santo graal do trading como aquilo que pode tirar o trader da lama das perdas e colocá-lo no caminho dos lucros e da consistência, então o gráfico Diário chega muito próximo dessa definição.

Outra, o trader que decide largar de vez o vício de operar gráficos menores, e parte para estratégias no gráfico Diário, passa a ter resultados completamente diferentes, e não só no saldo da conta, mas também na qualidade de vida, que é o mais importante no trading.

Entre os benefícios que o gráfico Diário trás, para citar o mais importante, eu afirmo que operar no gráfico Diário evita um dos dois maiores problemas do trading: o overtrading!

Overtrading é quando o trader chega a um estágio em que abre muitas operações em questão de pouco tempo. Se você conhece alguém que abre mais de 3 ou 5 operações por dia, essa pessoa certamente está afetada pelo fenômeno do overtrading. Não quero explanar aqui todos os malefícios trazidos por esse problema, mas se você quiser saber mais sobre o porquê os traders chegam a perder tudo por causa do overtrading, clique aqui.

O MITO DO RISCO MAIOR NO GRÁFICO DIÁRIO

Antes que você pense que irá arriscar mais por estar operando no gráfico Diário, deixe eu esclarecer uma coisa. Tudo vai depender do tamanho da sua posição, ou seja, o tamanho do lote usado nas operações.

Para operar no Diário certamente os stops serão maiores, mais largos. Mas isso não quer dizer um risco maior! Basta você ajustar o lote utilizado para que o risco desejado seja o risco real da operação. Se um trader arrisca sempre 25 dólares por trade operando em M15, para operar no Diário com um stop maior basta ele recalcular o lote e DIMINUÍ-LO, para que o risco permaneça os mesmos 25 dólares! Tudo é questão de tamanho de posição.

Agora se sua banca for pequena demais, e você quer arriscar somente 2 ou 3 dólares por trade, por exemplo, de fato ficará complicado, a não ser que esteja em uma conta CENT. Somente nesse tipo de conta é possível usar lotes minúsculos. Caso não seja possível operar numa conta CENT, nem depositar um capital maior na corretora, sugiro que volte aos treinos com back testes e conta demonstrativa, até que você junte um capital melhor para operar.

CONCLUSÃO

Fique longe dos gráficos menores, e evite acabar caindo nesse grande problema que é operar demais. Quebre o ciclo vicioso do: operar frequentemente >> arriscar bastante >> perder muito >> e depois querer recuperar o que perdeu operando mais e mais novamente, dando assim início a mais uma rodada desse ciclo de destruição tão comum entre os iniciantes, e mesmo entre traders com mais experiência.

Se você opera em períodos como M5, M15, e misericórdia, se você opera M1, mude seu operacional o quanto antes. Tome suas decisões com base no gráfico Diário. Se desejar, estude o período de 4 horas (H4) ou o de 8 horas (H8) (se a plataforma permitir). Estude também os gráficos semanal e mensal para visualizar bem o cenário geral do mercado, e pontos mais significativos de suporte e resistência.

Sim, você certamente vai operar menos se operar no gráfico Diário. Mas lembre-se da verdade fundamental de que no trading Mais é Menos, e Menos é Mais. Ou seja, se você operar mais, terá menos lucros. Já se você abrir menos operações por mês, terá certamente mais lucros no longo prazo.

Se chegou até aqui na leitura, significa que você se interessou pela ciência por trás das operações com base em gráficos maiores. Agora dê o grande passo na sua carreira, o mesmo que eu dei muito tempo atrás e passei a lucrar nesse mercado ao invés de perder consistentemente. Abandone de vez o ato de olhar e analisar os barulhos em time frames menores, e migre para os períodos maiores como o Diário, ou mesmo o H4. Ganhe com isso mais tempo, mais qualidade de vida, e mais resultados positivos.

Se você quiser dicas de estratégias e operacional em períodos mais longos, acesse essa aula sobre como montar uma boa estratégia para operar. Faça parte também do nosso Estúdio de Análises Eu Sou FX Trader, onde eu analiso os períodos maiores na prática e ao vivo com todos os participantes.

Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.

Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.

Como começar corretamente no Trading, clique aqui.

Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.

Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.

Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.


Grupos de Whatsapp e Telegram:

Telegram

Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:

(81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento
Forex Trader


AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

3 comentários:

  1. Vai ser meu Mentor!, cheguei no mercado através de propagandas enganosas de que iria ficar rico operando opções binárias , logo tomei um prejuízo e quase desistir do Mercado , quando estava preste a desistir achei meio sem querer o blog Eusouforex iai pronto sentir que aqui a coisa é seria , hj me encontro em uma linha de estudo super responsável e direta , agradeço a você Enéias e que Deus possa te abençoar por fazer esse belíssimo trabalho ! Seguirei sempre seus conselhos ! Tamojunto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvan. Eu fico muito feliz em estar sendo de tamanha ajuda pra você, de verdade. Sinto que meu trabalho está sendo recompensado, sempre que as pessoas me falam o quanto o conteúdo do canal, blog e grupos têm ajudado no desenvolvimento de cada um :D

      E conte comigo para o que precisar!

      Um forte abraço e fica com Deus ;)

      Excluir
  2. Agradeço você Enéias, Pela vontade em querer ajudar ao próximo por disponibilizar todo esse conteúdo em seu blog, esta sendo uma base excelente para meu aprendizado!

    ResponderExcluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.