sábado, 6 de julho de 2019

O Paradoxo do Movimento (Não) Aleatório do Preço - A Aleatoriedade do Mercado - Parte #4

Há realmente uma aleatoriedade no movimento do preço? Seria o mercado financeiro mundial um caos generalizado, não sendo possível identificar padrões, pois todo e qualquer subir e descer das cotações seria puramente randômico? Essas e outras questões serão esclarecidas nesse artigo.


Ao final, gostaria de te ouvir. Se gostou do texto, ou mesmo se tiver alguma crítica, deixe um comentário ao final, pois ajuda esse autor a melhorar cada vez mais o conteúdo do blog.

A TENTATIVA DE JUSTIFICAR ALGO QUE NÃO TEM COMO DEFINIR COM 100% DE CERTEZA

O mercado se move com base na vontade dos traders do mundo todo, isso é um fato já bem conhecido para aqueles que acompanham o blog. Esses desejos de comprar e vender da grande massa são tão confusos, tão incertos, que geram movimentos completamente diferentes a cada segundo. Nenhum acontecimento atual é igual a um anterior, e mesmo que um padrão seja idêntico a outro no passado, o comportamento das pessoas é completamente diferente, pois não há como saber exatamente o que leva os operadores a tomarem suas decisões.

Sim, você não leu errado! Não é possível saber as motivações por trás de cada mente que compra ou vende no sistema econômico, nos mercados mobiliários, seja à vista, futuros, contratos ou qualquer outro instrumento financeiro. Por mais que escutemos todos os dias os jornais tentando justificar uma alta na bolsa, ou uma queda no dólar,  ninguém pode dizer com 100% de certeza o que levou as pessoas por trás daquelas operações a executarem seus trades, seus investimentos. O índice da bolsa sobe porque a maioria das pessoas decidiu comprar as ações que o compõem. O dólar cai, porque a maioria das pessoas decidiu vendê-los, ou mesmo decidiu comprar mais Reais, se desfazendo dos dólares, simples assim. Agora dizer que isso é por causa do otimismo com a reforma da previdência é de uma inocência muito grande. Típico de uma mídia que nem conhece os mercados, e só quer vender o que as pessoas acreditam.

O cérebro humano não aceita algo sem definição, ilógico, sem explicação, simplesmente não entra na nossa cabeça. E o motivo do movimento dos preços no mercado financeiro não pode ser explicado exatamente. Então, conhecendo esse princípio do corpo humano, a mídia se aproveita e vende essa informação como motivo de o ativo subir ou descer. Da próxima vez que você ouvir que a bolsa está em alta devido ao ânimo das pessoas com o desenvolvimento do país, nem dê bola. Somente coloque na cabeça que, seja por que motivo for, mais pessoas decidiram comprar do que vender, só isso.


"E O QUE ISSO TEM A VER COM O CAOS?"

Tudo. Se não dá pra explicar o real motivo do movimento do preço no gráfico, então ele pode estar acontecendo por QUALQUER razão. Sem esse conhecimento, não é possível definir o mercado como algo harmônico, sincronizado, e muito menos previsível!

Então, por que decidimos ser traders? Já que tudo é um caos, então operar no mercado não passa de um jogo??

Eu não diria que não é um jogo, mas também não afirmo que seja. Se o mercado fosse um "jogo", então tudo ali seriam apostas, e você verá mais adiante que não é isso que fazemos. E se o mercado não fosse um jogo, então daria para estabelecer um padrão que definiria como ele se movimenta, podendo então tirar lucros dele sempre que quisermos. É aqui que reside um dos maiores paradoxos do trading, que por sinal é cheio deles. O mercado é algo diferente, não é algo que possa ser estabelecido ou não como um jogo, ele tem uma característica própria. É como se quiséssemos definir um automóvel dentro da espécie "macho" e "fêmea".

Saindo então dessa definição se é ou não um "jogo", vamos tentar entender um pouco sobre o movimento dos preços. Você já sabe que não é possível explicar o porquê do sobe e desce das cotações, apenas que o preço subiu porque houve mais compradores, e desceu porque houve mais vendedores, e que eles fizeram isso CADA UM por um motivo. Mas existe um fato, o preço SOBE ou DESCE! Isso é visível nos gráficos ao longo dos anos. E se o preço subiu ou desceu, fez isso por inúmeros motivos. Estamos diante de uma cena nova, diferente do contexto atual, do "mundo lá fora". Dentro do mercado, as coisas acontecem de uma forma peculiar, mesmo assim, tentarei usar exemplos do cotidiano para tentar explicar toda essa bagunça mental que parece o mercado.

EXEMPLO EXPLICATIVO

Vou tentar explicar como as coisas funcionam, sobre essa aleatoriedade do movimento do preço, através de exemplos, pois assim ficará mais didático. Imagine as ondas na praia, é impossível dizer com qual frequência exata elas vão quebrar. É impossível dizer a força de cada uma com precisão, a distância que chegarão da orla, a quantidade de espuma que cada uma fará. Podemos ter uma vaga ideia, pela maré e tal, mas nada com muita precisão.

Agora imagine que todos os dias uma pessoa irá à praia e ficará observando aquele movimento aparentemente aleatório das ondas. Em determinados dias percebe-se algo estranho, elas estão quebrando diferente. Nos dias normais acontecem com mais intensidade, e nos dias atípicos elas ficam fracas, quebram menos, e a direção delas é voltada para uma direção única, esquerda ou direita. O observador nunca sabe quando esses dias atípicos vão acontecer, não parece haver um padrão harmônico e sincronizado, a pessoa apenas chegou lá e aconteceu. Há um motivo para isso? SIM. Sabe-se qual é esse motivo e quando vai acontecer? NÃO! Mas é um FATO que acontece, e acontece com uma certa frequência, pois constata-se rotineiramente esse padrão.

Outro fato que pode ser percebido: quando chegam esses dias atípicos, em vários deles acontece de haver mais aves na praia. São gaivotas que chegam aos poucos durante esses dias, e em algum momento enchem o local. Veja, não são todos os dias, mas essa pessoa que vai à praia diariamente percebeu que a frequência com que as gaivotas aparecem é maior nos dias em que o mar está atípico, com as ondas quebrando menos. Há gaivotas nos dias em que o mar está normal? SIM, mas parece haver mais nos dias diferenciados. Há dias em que as gaivotas LOTAM a praia e mesmo assim o mar está forte? SIM também. Ou seja, há dias com o mar forte, e dias com o mar fraco, há dias com várias gaivotas, há dias com poucas ou nenhuma gaivota. Porém simplesmente não há como ter certeza em que dias exatamente isso acontecerá.

Agora suponha que essa pessoa decida fotografar gaivotas para ganhar dinheiro com essa atividade. Digamos que não possua uma câmera boa para isso, sendo necessário alugar o equipamento e pagar antecipadamente. Cada dia que aluga o equipamento paga 50 reais. Cada dia em que as gaivotas estão lotando a praia e ele tira boas fotos, ele vende as fotos por 300 reais. Qual seria o cenário ideal? Que essa pessoa só fosse à praia nos dias em que estivesse cheia de gaivotas, certo? Exato. Mas NÃO há como saber essa informação de forma precisa, somente é um fato que em alguns dias elas estão lá, e esses dias parecem ser aqueles em que o mar está atípico, com as ondas fracas.

Pois bem, posso dizer que a aparição das gaivotas é aleatória? Depende! É aqui que está a RESPOSTA à pergunta do início. Será o movimento das gaivotas totalmente um caos, aleatório? NÃO, pois já ficou claro que elas aparecem com uma certa frequência de acordo com um acontecimento pré-determinado, os dias atípicos. Mas qual a chance de o nosso fotógrafo ir para essa praia e encontrá-la mais calma, sem muitas ondas, e consequentemente com mais gaivotas?????? Aqui sim, é totalmente aleatório!!!

Quando menciono "totalmente aleatório", quero dizer que a chance de ser o dia desejado, com o mar mais calmo, é 50%. Ou seja, há 50% de chances de ser um dia com o mar agitado, e 50% de chances de ondas fracas e mar tranquilo. Não é possível saber esse dado, em nenhum momento, nunca. Nos dias em que o fotógrafo for até o local e encontrar o mar calmo, o que ele fará? Precisa esperar as gaivotas chegarem e lotarem a praia. Mas até isso é uma incerteza, pois como defini a alguns parágrafos atrás, haverá dias em que nenhuma gaivota sequer vai aparecer, mesmo estando o mar calmo.


Diante desse contexto todo, qual a melhor abordagem para a pessoa que deseja ser lucrativo tirando fotos dessas aves, pagando aluguel pelo equipamento, e indo à praia em dias totalmente incerto se haverá gaivotas ou não?

Simples, considerando que ele paga 50 reais pela máquina fotográfica, e ganha 300 reais pelas fotos das aves, e considerando que ficou claro que as aves aparecem mais em dias atípicos, mesmo não tendo certeza da proporção com que esse fato acontece, ele pode definir que:

- Irá todos os dias à praia, sem a câmera, e fará o seguinte:

1 - CASO o mar esteja normal, seguindo seu fluxo com ondas fortes e sem direcionamento, ele volta para casa e segue seu dia.

2 - Mas CASO ao chegar à praia e constatar que o mar está calmo, poucas ondas, e com as ondas seguindo em uma direção determinada, ele voltará para alugar o equipamento, e retornará ao local para aguardar e verificar se as gaivotas vão vir em grande quantidade, ou se isso não vai acontecer.

2.1 - Tendo alugado a máquina fotográfica, e retornado ao local, SE depois de um tempo não aparecer nenhuma ave, ele também irá embora, devolvendo a câmera, e aceitando o prejuízo pelo aluguel do equipamento, sem retornos financeiros.

2.1 - Agora, se constatar o mar calmo, for buscar a câmera, esperar, e aparecer muitas gaivotas, ele vai tirar várias fotos, e realizar a venda das imagens por 300 reais.

Resumindo, tudo o que nosso fotógrafo precisa são DIAS DE MAR CALMO. Ele não precisa necessariamente que todos os dias em que gastar para alugar a câmera haja muitas gaivotas. Pois mesmo que em alguns dias perca o dinheiro do aluguel pela ausência das aves, nos dias em que acontecer de ter muitos dos animais, ele conseguirá um lucro superior aos dias em que não teve nada na praia. Basta ele confiar na constatação de que, seja por qual motivo for, nos dias de mar atípico, as gaivotas supostamente aparecem em maior número.

ESSA É A GRANDE SOLUÇÃO PARA SER LUCRATIVO NO TRADING NO MERCADO FINANCEIRO

Qual a probabilidade de ter muitas gaivotas na praia? Totalmente incerto, aleatório, 50% de chances de ter, 50% de chances de não ter.

Qual a probabilidade de ter muitas gaivotas na praia em dias de mar calmo? NÃO SE SABE!!!!!! Mas sabe-se que nesses dias elas TENDEM a aparecer mais. É esse "TENDEM" que tanto gera a incerteza, e consequentemente a aleatoriedade do resultado de uma única constatação, um único dia na praia, mas também é esse "TENDEM" que implica que existe algo que influencia em algum acontecimento.

Mais uma pergunta: posso afirmar então que toda e qualquer aparição de muitas gaivotas na praia será aleatória, sendo esse comportamento completamente um CAOS?

NÃO!

Por algum motivo COMPLETAMENTE desconhecido, as gaivotas indicam que aparecem mais em dias de mar calmo. E tendo constatado esse FATO, é possível estabelecer uma abordagem lucrativa em cima dessa total incerteza.

Depois de todo esse exemplo, preciso fazer referência com o trading? Conseguiu captar a mensagem nas entrelinhas?

Ótimo.

Mesmo assim vou explicar hehe

Ir à praia verificar se o mar está calmo é quando abrimos nossos gráficos e procuramos por sinais de que ALGO PODE ESTAR PARA ACONTECER! Encontrar o mar calmo, as ondas fracas, e em determinada direção, representa quando os sinais que escolhemos para operar finalmente aparecem. Seja o pinbar, o engolfo, o inside bar, o rompimento de suporte/resistência, ou qualquer outro padrão, o que queremos encontrar precisa estar definido e ser estudado. Precisamos saber por que motivo eles aparecem para sermos lucrativos? NÃO. Basta sabermos que eles existem e aparecem com uma certa frequência, e que quando esses sinais surgem, algo PODE acontecer. NUNCA será certeza do acontecimento, mas podemos nos aproveitar da PROBABILIDADE desse acontecimento, AINDA QUE ESSA PROBABILIDADE SEJA TOTALMENTE ALEATÓRIA, e conseguirmos ganhar com isso.

Será que o fotógrafo iria para a praia se soubesse que em dias de mar calmo DIFICILMENTE aparecem gaivotas? Claro que não. Mas ao saber que nesses dias elas aparecem, e aparecem com uma certa frequência, é nesses dias que ele vai "arriscar" seu dinheiro, seja alugando a máquina, ou, no nosso caso de traders, se expondo ao risco do mercado vir contra nós e atingir o stop.

Tudo que precisamos fazer é: estudar o mercado em que atuamos (a praia), entender os movimentos que acontecem ali (padrões), e abrir as operações de acordo com o que tiver sido estabelecido para ser identificado.

Vai acontecer de haver dias de mar agitado e mesmo assim ter muitas gaivotas no local? SIM! Isso invalida a estratégia de só alugar as câmeras em dias de mar calmo? NÃO!

Você pode pensar que não precisa ir somente em dias de mar calmo, pois o fotógrafo poderia ir todos os dias já com a câmera alugada, e esperar se haverá gaivotas. Pois como foi afirmado, elas podem aparecer em grande quantidade, independentemente e em todas as situações. Porém agindo assim, ele não estará se beneficiando de um fato: as gaivotas tendem a aparecer mais em dias com poucas ondas. Ir à praia todos os dias com a câmera, o fará estar arriscando em algo totalmente de forma aleatória! Mas ir para lá com a máquina alugada somente nos dias específicos de calmaria, aumentará as chances de pegar os momentos ideais para realizar as imagens, e obter os lucros.

No mercado é exatamente assim. Operar sempre que aparece um padrão que você estudou ou viu em algum lugar, sem foco, o fará estar operando aleatoriamente. Mas se você definir UM ÚNICO PADRÃO, e operar somente quando ele aparecer, não tenha dúvidas, você terá sucesso no trading.

A grande vantagem disso é que é possível lucrar, e lucrar bem mais, e ainda poder ter dias em que simplesmente não fará NADA. Ou seja, não precisamos, nem devemos operar o tempo todo, todos os dias, basta fazermos o que planejamos QUANDO os sinais escolhidos se mostrarem disponíveis, simples assim.

Isso ajudará a evitar a grande frustação que iniciantes inexperientes sentem quando veem o mercado ir forte em alguma direção, e simplesmente acabam ficado de fora. Não houve sinal, então não se abre operações. O movimento seguinte do preço é totalmente irrelevante!

Agir adequadamente também vai ajudar o psicológico quando entrar em uma operação, e simplesmente "as gaivotas não aparecerem", ou seja, ver o sinal, abrir o trade, e tomar um stop.

RELAÇÃO DE RISCO/RECOMPENSA

Mas tudo isso só será possível e viável se nos dias em que der tudo certo, nós traders ganharmos mais do que nos dias em que perdermos. Para o fotógrafo, só dará certo se o lucro com as imagens for superior ao valor do aluguel da máquina. Aqui reside outro grande segredo, a solução para lucrar mesmo com essa aleatoriedade existente no mercado.

Para mais informações sobre essa relação importantíssima de risco/recompensa, clique aqui.

CONCLUSÃO

Estatisticamente, no mercado financeiro há sempre 50% de chance de subir, e 50% de chance de cair o valor de qualquer ativo negociado. Num trade, isso significa que haverá consequentemente 50% de chance de pegar no stop, 50% de chance de pegar no take, ainda que o take esteja mais longe do preço do que o stop. Em uma única operação o resultado é totalmente aleatório, a todo momento. Não há uma possibilidade de 1/3 ou 2/3 para qualquer trade.

Mas apesar de ser 50% de chance pra cada lado num único trade, ao longo de inúmeros trades, usando a mesma estratégia, a mesma forma de atuar no mercado, essa estatística NÃO é aleatória. Ou seja, uma estratégia, ao longo do tempo, usada sempre a mesma, vai ter uma estatística diferente de 50%. E quando percebemos, com o passar do tempo, que determinados padrões TENDEM a mostrar um resultado parecido (nunca, nunca igual), então aceitamos que essa probabilidade 
pode ser maior que 50%. Mas repito, ISSO SÓ É POSSÍVEL AO LONGO DE INÚMERAS OPERAÇÕES.

Nesse artigo você pode ter uma visão de como funciona o movimento do preço. E eu sei que é meio contraditório um trade ter 50% de chance de dar certo, e no longo prazo todos os trades terem uma estatística diferente. Como falei, esse é mais um paradoxo do trading, mas que é um fato constatado no mercado.

Ainda que esteja difícil de entrar na sua mente esse conhecimento, siga as dicas dos grandes nomes do trading, e faça o que diz nesse artigo, e em tantos outros ao longo do blog. Pois foi e é assim que os 5% lucrativos no mercado ganham dinheiro constantemente


Veja os outros artigos dessa série aqui:
- Parte 1
- Parte 2
- Parte 3

Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.

- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.
- Como começar corretamente no Trading, clique aqui.
- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.
- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.
- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.


Grupos de Whatsapp e Telegram:








Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:


(81) 999258963



E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D



Um grande abraço e fiquem com Deus.



Enéias Nascimento

Forex Trader






AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

14 comentários:

  1. Massa, eneias! Gostei da analogia! Top!

    ResponderExcluir
  2. Sou novato no assunto mas foi de muita importância nesse aprendizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, que bom que gostou. Se você conseguir assimilar completamente esse assunto, e praticar esse conhecimento, estará no caminho de ser bem sucedido.

      Forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  3. UM Bom artigo. Com tatas verdades estampada na nossa cara, não sei como tem gente garantindo lucros absurdos. Mas duro de acredita, é que com tatas informações totalmente grátis, assim com estas do nosso amigo Enéas, ainda tem gene acreditando e caindo em golpes por ai. ;Obrigado por compartilhar informações valiosíssima com este grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu amigo César, fico muito feliz que gostou. Eu até hoje me pergunto o porquê disso também. Creio que seja a ganância que deixa as pessoas iludidas. Tanto é que uma das primeiras verdades do trading que coloquei aqui no site foi: "Você não vai ganhar muito dinheiro em pouco tempo!"

      E sempre tenho batido nessa tecla.

      Muito obrigado pelo apoio meu amigo. Um forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  4. Fantástico, você não poderia ter feito uma comparação tão perfeita. O sentimento é esse mesmo, o risco é esse mesmo. Você é iluminado meu amigo, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvia, muito obrigado pelas palavras minha amiga. Fico muito feliz quando vejo que há uma identificação com o texto. Um forte abraço e fica com Deus

      Excluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.