sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Demo vs Real - Qual a diferença de operar nas duas contas - Série Controle Psicológico #5


Muita gente me pergunta o porquê somos geralmente tão bons na conta demo, e na conta real perdemos tanto dinheiro. Afinal, se o mercado é o mesmo em ambas, isso não faz sentido, certo? Não é bem assim, o mercado pode ser idêntico, e o operacional também, mas há um abismo psicólogico entre operar dessas duas formas. Nesse artigo você vai saber como e por que isso acontece, e também te mostrarei uma solução pra você operar na conta real tão bem como opera na demonstrativa.


Esse é mais um post da série


CONTROLE PSICOLÓGICO
Desenvolvendo uma Mentalidade de Sucesso no Trading

Tenho um pedido, se gostar desse artigo, deixe um comentário ao final. É muito bom quando tenho um feedback dos leitores, especialmente quando sei que o texto foi de alguma ajuda. Muito obrigado.

DEFINIÇÃO

Conta Demonstrativa

Se você ainda não sabe, Conta demo, ou Conta demonstrativa, é uma simulação de uma conta real. É um meio que as corretoras disponibilizam para os novos no trading estudarem e conhecerem como funciona a plataforma, o mercado, os ativos e preços, e também "como seria" CASO estivessem operando com dinheiro de verdade. Os valores ali são fictícios, você não arrisca seu capital, pois é tudo uma simulação. Se perde, não perde nada de verdade. Se ganha, não ganhou nada também.

Apesar de ser tudo simulado, as movimentações que vemos ali são, na maioria das vezes, a real movimentação do mercado. Digo "na maioria" pois em algumas poucas vezes é comum ver discrepâncias leves na formação do preço, mas nada que atrapalhe. Essa semelhança com o mercado real, como se tivéssemos operando de verdade, é bastante útil e tem suas vantagens.

Através das contas demonstrativas podemos aprender na prática como mexer na plataforma. Há várias funções, várias formas de fazer uma mesma atividade, vários caminhos e atalhos, bastante coisa pra aprender. Por exemplo, podemos treinar como abrir ordens, como exibir os gráficos dos ativos, como proteger a operação, usando o gerenciamento de risco, entre outros.

É ali que podemos cometer os erros mais bobos, já que estamos aprendendo. Errar o lote do trade, ou mesmo fechar uma ordem sem querer, ou ainda abrir uma operação num par errado, diferente do que realmente queríamos, ou ainda colocar uma ordem do tipo "Buy stop", quando na verdade era "Buy limit". Erros como esse, se cometidos numa conta real, é seu dinheiro que irá pelo ralo. Por isso, a hora de errar essas coisas é na conta demonstrativa.

Tudo isso mostra a importância desse tipo de conta. Todo trader iniciante deve passar uma parte de seu treinamento operando por ela. Pra saber quais as fases que o novato no trade deve seguir, clique aqui.

Conta Real

Ela é exatamente o oposto da anterior. Aqui o trader deposita dinheiro de verdade, é onde mantém seu capital para operar. Perdas aqui representarão prejuízos reais! Ganhos também serão auferidos de forma verdadeira, ou seja, seu saldo aumenta, e se você quiser sacar os lucros, pode fazer tranquilamente.

É através da Conta Real que nós traders operamos no mercado. É por ela que mandamos nossas ordens no mercado verdadeiro, podendo ganhar ou perder, colocando em prática nossa estratégia de negociação.



POR QUE É FÁCIL GANHAR DINHEIRO NA CONTA DEMONSTRATIVA?

Essa questão da conta demo é realmente interessante, e acontece um fator psicológico curioso, que explicarei a seguir. Por não usarmos dinheiro real, nosso cérebro fica tranquilo para tomar boas decisões de entrada, afinal, não há preocupações reais em jogo. Não hesitamos abrir um trade, simplesmente clicamos em comprar ou vender tranquilamente. Na verdade, nem pensamos muito, vemos algo interessante e que pode indicar o possível movimento do mercado, e abrimos uma operação.

E mais, operando em conta demonstrativa, nós conseguimos tranquilamente deixar um trade correr, sem interferir no seu movimento. Essa característica é fundamental para o sucesso, ou seja, para ganhar dinheiro no trading no longo prazo, precisamos aprender a não interferir, não atrapalhar, simplesmente deixar o preço fazer o seu movimento.

A coisa muda totalmente de sentido quando colocamos nosso dinheiro real "em jogo". Quando sabemos que se perdermos, será uma perda verdadeira que diminuirá nosso capital, nosso cérebro já não será tão objetivo na tomada de decisão. Haverá muita hesitação para entrar numa operação, e ficamos procurando saber, ter certeza, se não estamos fazendo nada errado, se analisamos tudo que tínhamos pra analisar. Pensamos nos mais diferentes cenários, e isso nos gera MEDO. Medo de perder dinheiro, medo de perder uma oportunidade, medo de operar. Isso é paralisante.

Pior ainda, quando o trade estiver aberto, haverá muitas sensações. Chegamos a suar frio se a ordem ficar negativa por um tempo, e ao menor sinal de ganhos, nosso dedo vai "coçar" pra encerrar o trade, colocar o lucro no bolso, e finalmente liberar nosso cérebro de tantas toxinas, hormônios e elementos químicos que causam o estresse. É uma função natural do nosso corpo, manter o equilíbrio e tudo funcionando bem.

E quando estamos com um trade ao vivo, nosso organismo entra em desequilíbrio muito facilmente, gerando essa necessidade de o corpo por ordem na casa. Algo que só vai acontecer se estivermos fora da operação, e de preferência com algum lucro no bolso. Eu costumo dizer que "Você não é você quando o trade está aberto!", Fazendo referência ao comercial do chocolate Snickers,  que diz que nós não somos nós mesmos quando estamos com fome. É a mesma coisa no trading.

Entende agora porque obter sucesso duradouro no trading é tão difícil? É algo que gera desequilíbrio interno, mexe com emoções, e tudo isso atrapalha um operacional adequado.

Quando vemos nosso capital aumentar e diminuir com as oscilações do mercado, ficamos bastante apreensivos, devido à incerteza do próximo movimento do preço. Isso acaba mexendo tanto na nossa mente, que interfere de forma cruel na nossa capacidade de decisão. Erros como fechar o trade com pouco ou nenhum lucro, mover o stop para mais longe, ou ainda retirar o take por ganância, e acreditar que o preço vai indefinidamente além do planejado para sair, são erros típicos de quem está se deixando influenciar pelo efeito "trade aberto".

E o que isso causa? Simples, sem essas intempéries emocionais na conta demo, o Trading flui. Abrimos ordens sem preocupação ou hesitação, e principalmente deixamos as operações seguirem seu rumo, sem atrapalhar. Como falei, algo CRUCIAL para o trading de sucesso. O resultado disso é que na Conta Demonstrativa os resultados costumam ser significativamente melhores do que os resultados obtidos em conta real. É inclusive bastante comum sermos lucrativos na simulação, e perdermos dinheiro quando é nosso capital que está "na mesa".

A gigantesca maioria das pessoas nesse mercado não desenvolve as habilidades necessárias do auto controle, a ponto de ter um nível de domínio próprio que permita simplesmente deixar um trade rolar até o stop ou take. Seja o stop loss ou mesmo o stop gain, movimentado para ir protegendo uma operação que esta dando lucros. Isso significa que a maioria dos operadores quer fechar o trade "na mão". Também não é coincidência que a grande maioria perde dinheiro no trading, pois eles praticam essas e outras atitudes erradas durante suas curtas trajetórias no mercado.

Como disse mais acima, uma das características mais importantes para ser lucrativo no mercado de renda variável, é aprender a permitir o mercado andar, sem interferir no seu movimento. Se você souber o quanto isso é essencial, começará a trabalhar fortemente em cima desse fator.



COMO MUDAR ESSA REALIDADE

Obviamente não vou deixar você, leitor, sem uma estratégia para superar esse efeito, e buscar obter na conta real os mesmos resultados que tem na conta demonstrativa.

Basicamente há duas formas para evitar esse problema, e ganhar também na conta real. A primeira é que precisamos simular na conta real, a mesma condição psicológica que temos na demo. Como assim?

Na demonstrativa estamos com nossa mente DESPREOCUPADA, pois se perdermos, como não é dinheiro real, não perdemos nada que nos afete. Com isso, quando operamos na Real, também precisamos dar à mente essa tranquilidade. Ou seja, quando perdermos na Real, da mesmíssima forma que na demonstrativa, não podemos perder nada que nos afete! Esse é o segredo!

E conseguimos isso ARRISCANDO POUCO!

Sim meu amigo, o grande problema das pessoas perderem na Real muitas vezes é porque não conseguem ficar tranquilas, pois estão arriscando muito! Seja porque cometem o pecado mortal de não definir o risco antes de abrir um trade, ou também porque até definiram, mas o risco estabelecido é de perder uma quantia que não se está confortável em ter como prejuízo!

Todas as nossas ordens no trading precisam ser previamente calculadas, e em cada operação temos que saber ANTES quanto perderemos se tudo der errado! E mais, esse valor tem que ser algo CONFORTÁVEL, de forma que se perdido for, não nos afetará. Assim, nossa mente estará livre, liberta, tranquila para operar em conta real, da mesma forma que operamos numa conta demonstrativa.

Recomendo fortemente que leia o artigo que explico muito mais sobre a importância de diminuir seu risco por operação no trading.

A segunda forma de trabalhar bem com dinheiro de verdade é aprendendo a forma como o mercado funciona. Basicamente é entender que de acordo com uma estratégia específica, haverá uma quantidade de trades perdedores, e uma quantidade de trades vencedores. Assim, podemos operar livres da carga emocional do medo de termos várias perdas em sequência, pois saberemos que nossa estratégia funciona, e como qualquer outra, passa por períodos ruins. Isso claro, se tivermos feito testes suficientes no passado, e comprovado a eficácia do sistema.

CONCLUSÃO

Há uma gigante diferença psicológica entre operar em conta demonstrativa e em conta real. Essa distância entre uma e outra acaba por fazer os traders ganharem na primeira, e perderem na segunda, quando estão com dinheiro real em jogo.

Porém, há soluções para se vencer essa problemática, e ganhar na conta real tão bem quanto na simulação. Basta sabermos e entendermos a importância de arriscar pouco, e também de conhecer a forma como o mercado funciona. E, claro, colocarmos em prática esse conhecimento. Há outras formas de vencer o terror psicológico de operar com dinheiro real, e essas dicas estão nos outros posts da série Controle Psicológico. Acesse através dos links abaixo.

#1 - Controle Psicológico - A importância do Mindset no trading

#2 - Como vencer a dor da perda no trading - Série Controle Psicológico #2

#3 - Não fazer nada também é um passo para o sucesso - Controle Psicológico #3

#4 - O que fazer quando sentir que perdeu um forte movimento do preço? Série Controle Psicológico #4

Gostou? Comente abaixo e compartilhe esse artigo em outros grupos que você faça parte.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Meu Whatsapp: 81 999258963

Venha fazer parte do grupo de análises ao vivo, onde ensino o pessoal na prática como operar no Forex. Também mostrando as minhas entradas no mercado, os trades que decido abrir pelas estratégias que uso. Clique aqui e saiba mais.

Um forte abraço e fique com Deus.




INFORMAÇÕES IMPORTANTES

- Abra uma conta na corretora que eu uso e recomendo, clicando aqui.
- Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.
- Como começar corretamente no Trading, clique aqui.
- Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.
- Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.
- Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.

Grupos de Whatsapp e Telegram:

Meu Whatsapp: (81) 999258963

E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D

Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento
Forex Trader


AVISO



Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

2 comentários:

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.