quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

A Realidade Maquiada do Trading nos Dias de Hoje

Eu acho engraçado uma coisa, desde que comecei no trading, e desde que faço parte de grupos e comunidades de Forex, dificilmente eu vejo pessoas falando abertamente sobre os stops que tomam.

Recentemente, em um grupo no Telegram, não o meu, outro, vi comentários de pessoas mencionando os takes, porém hoje foi bem menos que em outros dias. Tem dias que o pessoal esbanja sensualidade ao falarem de takes. Porém... esses mesmos praticamente somem por um tempo, e nunca mencionam quando tomam stop loss.

Outra coisa, esses grupos que tenho já vão completar 1 ano e 8 meses, e eu já vi de tudo: gente alegando que tinha certeza para onde o mercado iria; gente dizendo que teve vários takes, e simplesmente SUMINDO do nada, nunca mais trazendo nenhuma mensagem no grupo, ou pior, saindo sem dar satisfação.

Vi também os mais diversos argumentos, muitos defendendo operações SEM stops loss, operando alavancado, aguardando o preço voltar enquanto amargam valores altíssimos de drawdown, correndo o sério e verdadeiro risco de quebrar a banca. Esses últimos podem até conseguir mostrar resultados positivos por um tempo, mas o final é certo, vão perder tudo. Só não vão perder se saírem antes. Mas saber a hora exata de parar antes do grande crash é impossível.

Precisamos reconhecer e entender que os Stops fazem parte da trajetória do trader, são os custos operacionais do processo. Não pagamos apenas spreads, comissões e swaps negativos, pagamos também os stop losses que tomamos no dia a dia.

Não querer tomar stop é querer abrir um negócio sem ter custos. Não aceitar as perdas é entrar num casamento acreditando que será lua de mel pra sempre. Não incorporar a ideia da essencialidade do stop loss, como algo inerente à atividade do trading, é não ter culhões para aguentar o que for preciso na busca do sucesso nesse ramo. E o que precisa aguentar nessa jornada são as inúmeras perdas que ocorrerão pelo caminho!

Precisamos sempre ter em mente que o que importa é o gerenciamento de risco, e no logo prazo! Somente assim teremos sucesso no trading. Essa semana, de forma atípica, mas totalmente gerenciada, houve dois stop loss em um único dia, pela estratégia do Estúdio. E detalhe, eu não apenas divulgo essas ordens no grupo do Estúdio de Análises, eu também as menciono publicamente no canal do youtube, e faço relatórios mensais detalhados e divulgo no blog abertamente.

Esse mês foram apenas 2 operações até agora, e dois stops. E tá tudo normal, está tudo no gerenciamento. Na conta que uso para ensinar, uma conta demo, eu arrisco 1% do capital, e nesse momento a conta está com -2% esse mês. Já no mês passado o resultado foi positivo, cerca de +6%, como vocês verão no detalhes que pretendo trazer amanhã.

Esse mês pode tranquilamente terminar negativo, como já ocorreu. Mas também pode terminar brilhantemente positivo, como também já houve na trajetória da estratégia, e como é normal acontecer em qualquer estratégia que use os princípios básicos do trading de sucesso. Períodos de altos e baixos são normais. Minha estratégia já passou por cerca de 6 a 7 stops consecutivos, que foram superados pelos takes seguintes. Tudo embasado pelo gerenciamento de risco, sempre.

Por isso, fica a reflexão, que entendamos e massifiquemos essa aceitação das perdas como algo normal. Sigamos os ensinamentos dos grandes nomes do trading, como o autor e trader Mark Douglas que ensinou em seu livro que o trader "Vencedor consistente, predefine o risco de cada trade; aceita completamente o risco está disposto a fechar a posição se o mercado se virar contra ele..." (Mark Douglas, Trading in The Zone, p. 209)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.