domingo, 11 de novembro de 2018

A Chave para o Sucesso no Trading


Sem dúvidas, esse é o post mais importante que já escrevi aqui no blog. Fique atento, pois o que lerá a seguir será a lição mais essencial que você já aprendeu sobre trading.



Você já se perguntou se existe um "segredo" por trás do que os grandes traders fazem? Será que nunca imaginou se existe algo, uma forma, um método, uma estratégia, uma técnica, um jeito de operar que seja a grande chave do sucesso?

Se esses pensamentos já passaram pela sua mente, e você talvez os abandonou por acreditar que não existe "fórmula mágica", estou aqui para resgatar essas ideias, e NÃO SÓ ISSO, para te mostrar o real segredo, a chave para ter sucesso no trading.

Se você entender a um nível profundo o bastante, e tomar a decisão de pôr em prática o que será ensinado aqui hoje, seus resultados e sua carreira como Trader vão decolar rumo à independência financeira.

Por incrível que pareça, a chave para o sucesso no trading é algo simples, porém difícil de pôr em prática. Não, não é uma estratégia, de fato não existe um santo graal, não existe uma estratégia que acerte todas as vezes. Dependerá única e exclusivamente da sua mentalidade, de como você pensa sobre o mercado. Há somente uma forma de pensar sobre o mercado que trás sucesso no longo prazo para o Trader, e é o que vou mostrar nesse post.

Gostaria de te ouvir, se você gostou, deixe um comentário ao final. Ficarei bem feliz com um feedback dos leitores.

ALTERAÇÃO A NÍVEL DE MENTALIDADE


Mudar a forma de pensar sobre algo não é uma tarefa fácil, principalmente quando é algo que não faz muito sentido lógico prático. No trading o segredo do sucesso passa primeiramente sobre essa adaptabilidade para mudar sua forma de pensar. Se você estiver verdadeiramente disposto a isso, continue lendo, e abra sua mente para não só entender, mas aceitar e praticar diariamente a mudança que você está prestes a fazer.

QUAL A CHAVE DO SUCESSO?

Eis a chave para ter sucesso no trading:

- Entender que há uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, dado um conjunto de critérios que definem um modelo.

- Pensar em termos de probabilidade, para eliminar emoções prejudiciais.



É totalmente em cima dessa linha de pensamento que tratarei e explicarei o segredo para se ter consistência no trading e atingir o sucesso nesse ramo. Iremos progressivamente avançando no entendimento desses conceitos, parte por parte, para que você não perca nada e esclareça fácil e objetivamente esse importantíssimo e crucial pensamento sobre o mercado.

NÃO SABEMOS O QUE VAI ACONTECER NO FUTURO

É simplesmente impossível para nós mortais saber o futuro do preço, a direção que ele vai, e o RESULTADO DE QUALQUER TRADE. Não importa a habilidade e experiência do analista, não importa a "força" do sinal, não importa o quão forte é uma notícia, não importa nada! Não há como saber o próximo movimento do preço! Essa é a primeira grande mudança que você precisa fazer em suas crenças.

Muitos traders ainda acreditam que podem prever o movimento do preço, ainda acreditam que quanto mais estudarem, quanto mais analisarem, quanto mais indicadores e sites de notícias olharem, mais perto estarão de saber o que o preço vai fazer a seguir. Não dá, prever o futuro é impossível.

Mas te trago uma boa notícia, NÃO PRECISAMOS saber o que vai acontecer a seguir para ter sucesso no trading! Sim, mesmo desconhecendo o próximo movimento do preço, é possível fazer dinheiro no mercado, aumentar o patrimônio, e chegarmos ao nível de viver dessa atividade.

Vamos fazer um teste: Se você diz que já entende esse conceito, já leu em algum livro, ou mesmo alega ser óbvio que não podemos prever o futuro, pense... quando você analisa bem e decide comprar porque está convicto que o preço tem grandes chances de subir, o que você sente quando ele começa cair, e continua caindo fortemente, te dando um grande prejuízo? Imagino que você não gosta nada disso, pode ser que fique às vezes bastante frustrado, quem sabe até com raiva do mercado e do trading, e depois do prejuízo assumido só o que resta em você é dor e sentimentos negativos. Caso você sinta algum desses sintomas, é sinal de que você ainda não mudou sua forma de pensar sobre o mercado.

Você ainda tem a mesma mente de quando começou sua carreira de Trader, sem experiência, e achando que teria sucesso nesse ramo logo no início. Não importa se você tem 2, 5 ou 10 anos de mercado, se você ainda pensa dessa forma e sente todas essas emoções ao fim de um trade negativo, você ainda é um iniciante no trading.

A partir do momento que você entender e massificar na sua mente que não dá pra saber qual trade será lucrativo, e qual será negativo, simplesmente por não poder prever o futuro do movimento do preço, você terá dado o PASSO INICIAL para o sucesso.




O QUE QUER DIZER "DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA ENTRE GANHOS E PERDAS"?

Significa que em uma amostra de operações, a ordem com que os trades vencedores e os trades perdedores vão aparecer é TOTALMENTE DESCONHECIDA.

Como disse no tópico anterior, não há como saber o próximo movimento do preço, tudo pode acontecer. Assumindo que você entendeu e verdadeiramente aceitou essa ideia, que é uma REALIDADE do mercado, passemos para o próximo passo. Outro ponto que você precisa entender é que há uma aleatoriedade no movimento do preço, algo como 50% de chances de ir para um lado, 50% de chances de ir para o outro.

Considere o lançamento de uma moeda. Depois de muitos lançamentos, a probabilidade de sair cara é a mesma de sair coroa, 50%. Digamos que lançando uma moeda, se der coroa você ganha um sorvete, se der cara você perde e tem que pagar um sorvete. Agora considere que serão feitos 10 lançamentos. Você pode dizer de antemão quais dos 10 serão cara, e quais serão coroa? Não, porque é impossível prever o futuro. Pode ser que o primeiro lançamento dê cara, seguido de 5 coroas, e depois só saia cara? Sim. Pode ser 1 coroa, seguida por 9 caras? Sim. Pode ser 3 caras, 2 coroas, e mais 5 caras? Sim. As possibilidades são inúmeras! E se fizermos 100 lançamentos, é possível saber a ordem? Não, é simplesmente impossível, são decalhões (1 * 10^30) de possibilidades (nem sei se existe essa palavra).

Por ser uma moeda normal, após 100 lançamentos assumimos que a probabilidade de sair 50 caras e 50 coroas é grande, dada a proporção da moeda, 1 cara e 1 coroa. Se você de fato fizer uma aposta dessa de forma constante, por várias vezes, pra você não vai importar qualquer lançamento da moeda. Pois mesmo que perca 1, 2, 3 ou mesmo 10 vezes seguidas, você sabe que ao após uma longa série de lançamentos, no final a proporção tende a se igualar, e o resultado será que você nem pagou muitos sorvetes a mais, nem ganhou muitos sorvetes a mais, ficou proporcional. Então, em um desses lançamentos da moeda, conhecendo a proporção e a probabilidade do resultado, ao longo de muitos lançamentos, você vai ficar triste, com raiva, ou chateado se der cara e você tiver que pagar um sorvete? Espero que após ler e entender o princípio ensinado, não.

E ao falar em DISTRIBUIÇÃO ALEATÓRIA ENTRE GANHOS E PERDAS, me refiro justamente a esse princípio da moeda, pois é exatamente assim que funciona o mercado.

COMO ISSO SE APLICA AO MERCADO?


Considere sua estratégia, seja ela qual for. Após fazer os devidos testes nos gráficos passados, após um número considerável de análises de trades que seriam abertos pela estratégia, suponhamos uma constatação de que em 60% das vezes sua estratégia teria dado lucro, e nas outras 40% das vezes teria dado prejuízo. Isso significa que se você tivesse operado no período que fez os testes com essa única estratégia.. e tivesse aberto 100 trades, 60 deles seriam lucrativos, e 40 seriam negativos. Ao final, você teria saído com um saldo positivo! E teria lucrado APESAR DAS PERDAS, e apesar de NÃO SABER O PRÓXIMO MOVIMENTO DO PREÇO, e principalmente, MESMO SEM SABER QUAIS trades seriam os trades lucrativos, e quais seriam os com prejuízo.

Com essa constatação, você agora pode se preparar para operar essa mesma estratégia por mais 100 trades, que a probabilidade maior é você lucrar em 60 e perder em 40, saindo com mais dinheiro na conta do que quando começou, ou seja, após os 100 trades você terá sido LUCRATIVO.

Sendo assim, ao abrir seu próximo trade, você vai saber se ele será um dos vencedores? Não. Então, caso o preço comece a seguir fortemente até o seu Stop Loss o que você deve fazer? Absolutamente NADA! O que você deve sentir se pegar no seu Stop? NADA! E se o preço seguir fortemente na sua direção e pegar o seu take profit, você sentirá euforia? Não! Se você acertar 5 trades seguidos, você vai poder achar que por esse motivo você é um ótimo Trader e um ótimo analista, a caminho de ficar milionário porque erra pouco? Em hipótese alguma! 

Por quê?

Porque CADA TRADE É ÚNICO, nenhuma operação depende da outra. 5 vitórias seguidas não influenciam no resultado do sexto trade, que pode ser tranquilamente um trade perdedor. E 10 derrotas SEGUIDAS, o que significam? Algo ruim? Não. É até algo bom, na verdade. Pois se você tiver 10 Stops em sequência, significa que os trades lucrativos estão mais perto, significa que uma sequência de trades vencedores está por vir! Você só não sabe quando isso vai acontecer, é só continuar operando e esperar. Simples assim.

O QUE SIGNIFICA "UM CONJUNTO DE CRITÉRIOS QUE DEFINEM UM MODELO"?

Se você é frequentador assíduo do blog, sabe que defendo e ensino os traders a adotarem UMA ÚNICA ESTRATÉGIA. Essa estratégia escolhida por você precisa ser bem definida, com critérios claros e objetivos, como ensino nesse post. E precisa estar registrada em algum lugar, escrita ou no computador, mas não pode ficar somente na esfera mental. Se você não sabe como fazer isso, veja aqui.

Pois bem, você precisa de uma única estratégia por causa dessa afirmação que citei como a chave do sucesso no trading. Há uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, dado um conjunto de critérios que definem um modelo. Esse "modelo" é a sua forma de entrar e sair de um trade, sua ESTRATÉGIA. O "conjunto de critérios que definem" esse modelo são aqueles fatores que você precisa verificar no gráfico, ver acontecer, para poder decidir entrar em um trade. Esses critérios são aqueles definidores da sua estratégia, pois é somente quando o sinal atende a esses critérios que você executa a ordem de compra ou venda.

Tendo esses critérios definidos, registrados, e sendo de fato usados dia a dia no seu trading, então, a partir deles, haverá uma distribuição aleatória entre ganhos e perdas, dentro de uma série de operações abertas utilizando unicamente esses critérios por você estabelecidos. O mais importante nesse tópico é que você entenda, aceite, e talvez precise mudar seu pensamento, para começar a usar SOMENTE UMA estratégia, e tê-la registrada, e não somente na cabeça.

Constantemente eu recebo mensagens de traders que tentam se estabelecer nesse ramo, e que desejam parar de ter perdas constantes e passar a serem lucrativos no trading. Acontece que muitos desses não têm uma estratégia bem definida. Operam de forma aleatória, usando tudo que aprenderam e estudaram ao longo do tempo. Interessante que para essas pessoas elas não acham que estão operando ao acaso. Elas se sentem convictas que ao ver um padrão se formar, exatamente como estudou, ou mesmo como alguma vez na vida viu, operou, e se deu bem, elas pensam que ao operar assim estarão seguindo uma estratégia... qual estratégia é ou de quem pertence, não faz diferença, só querem abrir o trade.

A consequência dessa atitude é que essa pessoa (ainda não é Trader) não terá as probabilidades a seu favor, entrando e saindo do mercado sem critérios, pegando movimentos dos preços totalmente aleatórios. Desse jeito não há como se encaixar nem se beneficiar da forma como o mercado funciona. Como ensino aqui no blog, apesar da incerteza que impera no mercado, o preço segue padrões. Quem consegue identificar esses padrões, ESCOLHE UM, e usa somente ele para operar, consegue vencer essa incerteza do mercado, e vai operar somente quando seus critérios forem atendidos.

Dessa forma esse Trader (agora sim um Trader de verdade) vai poder se sentir como quando falamos sobre o lançamento da moeda: Não importa o resultado da operação em que ele entrar, não importa se vai pegar no seu Stop ou no take, o que importa é que ao longo de uma série de trades, a proporção de acerto de sua ÚNICA estratégia será atendida, e ele sairá lucrativo.

Por isso eu afirmo que não são 5, 10 ou mesmo 30 trades que me dirão se eu estou indo bem, se vou ser lucrativo. É preciso uma LONGA SÉRIE DE TRADES para que meu setup, minha estratégia, meu CONJUNTO DE CRITÉRIOS faça efeito, faça sua função. 100 trades é um bom número para ter uma real noção de sua estratégia, de sua assertividade. Isso considerando que você abre poucos trades no mês, porque se você abre muitas operações, esse é outro mal, o over-trading.





PENSANDO EM PROBABILIDADES

Quero trazer um perfeito exemplo que pode de uma vez por todas abrir sua mente para a chave do sucesso no trading.

Imagine o seguinte desafio: tentar acertar qual a cor do carro que passará na sua rua toda vez que você enxergar faróis na esquina. De antemão você sabe, após um estudo minucioso nas concessionárias da região, que 60% dos veículos vendidos são da cor prata. Então, toda vez que você ver um farol apontando na esquina você precisa tentar acertar qual será a cor do veículo. Se você acertar você ganha 10 reais, mas se errar você perde 10 reais. Você poderá fazer isso durante todas as vezes que sair na rua à noite.

Qual sua estratégia? Toda vez que você enxergar um farol vindo, você vai dizer que é da cor prata.

Após uma sequência de, digamos, 3 tentativas erradas, nas quais só passaram carros de cor vermelha, passou um carro prata. Me diga: ao ver a próxima luz de farol entrando na esquina, qual cor você vai dizer? Você vai ficar tentado a achar que seu estudo minucioso deu errado, e a estatística agora mudou para mais carros vermelhos? Vai pensar que os carros pratas andam mais de dia que à noite, e à  noite tem mais carros vermelhos? NÃO, você segue o plano, e continua dizendo a cor PRATA!

Agindo assim você estará pensando em probabilidades, e não em algo específico. Não estará permitindo seu emocional influenciar seu poder de escolha. No trading é exatamente assim. A cada operação é um EVENTO TOTALMENTE NOVO. Cada trade é independente do anterior. Se você não pensar assim, na próxima vez que encontrar um sinal que seja idêntico a outro, que te deu muito lucro em outro momento, e esse sinal atual acabar sendo um trade no prejuízo, você ficará frustrado, desanimado, pois esperava muito que o trade desse certo, como deu da outra vez.

Pensando em probabilidades e entendendo que cada evento é único, independente, e não depende dos outros, VOCÊ NÃO FICARÁ APEGADO A NENHUMA OPERAÇÃO, julgando que "essa tem que dar certo". Isso leva o Trader a cometer inúmeros erros como retirar ou mexer no Stop, recusar sair da operação com prejuízo, esperando reverter. Tudo que é venenoso para um trading de sucesso.

Ao final de 500 tentativas de acertar a cor do próximo carro que apontar na esquina, você terá acertado algo em torno de 300 vezes, e errará 200. No final, você sairá lucrativo, mesmo sem saber nada sobre o veículo que ia virando a esquina. Com isso você não pode se permitir afetar por qualquer trade que seja.

Se você teve um trade lucrativo, o próximo pode ser com prejuízo. Se teve um Stop, o próximo trade pode ser um take. O que importa é uma sequência longa de operações, muitos trades, e isso implica que você pode ter vários trades negativos em sequência. Isso é NORMAL! Continue seguindo seu planejamento, continue abrindo as ordens que seu sistema te mostra. Sua estratégia precisa de tempo, trades, muitos trades para funcionar e fazer valer a proporção de vitórias que tem.

Você não pode permitir que o mercado mexa com suas emoções, não se deixe influenciar. Não queira operar como se fosse uma questão de acertar ou errar, não é assim que o mercado funciona. Essa é uma mudança drástica que você PRECISA fazer. Se você mudar sua forma de pensar e começar agir com base em probabilidades, estará em sintonia com a forma como o mercado funciona de verdade, e vai se estabelecer como um Trader lucrativo e consistente.

Lembre-se sempre de gerenciar o seu risco. Clique aqui e saiba o porquê.

CONCLUSÃO

A grande maioria dos resultados desastrosos dos traders, especialmente os iniciantes, acontece como uma reação em cadeia. Abre-se um trade que parece ótimo, que o Trader tem certeza que não pode dar errado. Daí comete-se o erro de alavancar demais, opera-se um lote mais alto que o habitual, na esperança de acertar um trade que valha por todos os que já perdeu, ou então um trade tão lucrativo que leve a realizar seu sonho de independência financeira. Assim que o preço vai contra o esse Trader, e ele sai com prejuízo, os danos ao psicológico desse Trader serão enormes. O nível de desapontamento será muito grande.

Começa então a reação em cadeia: o Trader fica com raiva, quer se vingar do mercado, e abre outra operação, com um lote ainda maior, na tentativa de recuperar logo o que perdeu. E assim ele vai, seguidas vezes fazendo isso, até que não sobre mais nada na conta, só frustração e sensação de derrota e incapacidade.

Todo esse dano mental e essa reação em cadeia podem ser evitados se o Trader mudar a forma de pensar sobre o mercado. Passar a pensar em termos de probabilidade e saber que não é possível adivinhar quais trades serão vencedores e quais darão prejuízo é a chave para o sucesso no trading! Não podemos e não devemos nos importar se o trade deu prejuízo ou lucro, e conseguiremos isso pensando em termos de probabilidades.

Assim se consegue o sucesso no trading.


Para mais informações sobre esse tema, crucial para ter consistência, dê uma olhada nos artigos abaixo. Cada um tem uma excelente parcela de contribuição para melhor esclarecimento e compreensão desse tema.

A Aleatoriedade do Mercado #1

Agindo Apesar da Incerteza - A Aleatoriedade do Mercado #2

Análise Técnica Funciona? A Aleatoriedade do Mercado #3

O Paradoxo do Movimento (Não) Aleatório do Preço - A Aleatoriedade do Mercado #4

Compartilhe esse post com algum Trader que você conheça, ou com grupos e mídias sociais que você faça parte. Ajude outros traders a entenderem como funciona o mercado.


Se achou interessante, deixe um comentário abaixo. Gosto bastante quando tenho um feedback dos leitores, pois isso me ajuda a melhorar sempre o conteúdo do blog.



Curso gratuito para iniciantes no Forex, clique aqui.

Como começar corretamente no Trading, clique aqui.

Planilha para cálculo do lote no Forex, clique aqui.

Canal Eu Sou Forex Trader no YouTube, clique aqui.

Para entrar no Estúdio de Análises AO VIVO Eu Sou FX Traderclique aqui.


Grupos de Whatsapp e Telegram:

Telegram

Se preferir, mande-me uma mensagem no meu Whatsapp que te adicionarei:

(81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contactar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento
Forex Trader


AVISO


Atenção: Tudo aqui é apenas didático, e não dá nenhuma indicação de compra ou venda de qualquer ativo. Faça suas operações tomando como base decisões próprias, sempre. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar seu risco.

13 comentários:

  1. Terminei de ler hj.
    É difícil ver no mercado um trader autônomo com um conhecimento tão vasto. Artigo típico das grandes revistas.
    Parabéns meu amigo, você é um vitorioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Michell, muito obrigado parceiro.

      Cara, depois que eu aprendi isso, abriu minha mente de uma forma tão avassaladora, que senti a necessidade de passar a informação pra todos, e mostrar esse caminho.

      Valeu meu amigo, um grande abraço e fica com Deus. Tamo junto!

      Excluir
  2. Parabéns Enéias!! Muito bom o texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo. Fico feliz que gostou!

      Se puder, se identifica, pra eu poder saber quem é.

      Um grande abraço e fica com Deus ;D

      Excluir
  3. Enéias, muito bom! Quando você escreve textos como esse é o leitor ler com atenção a maioria se identifica, pois você fala por experiência própria e isso trás uma noção exata da vivência de cada trader. Parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo amigo. Eu gosto de escrever justamente porque me faz refletir por tudo que passei e ainda passo no trading. Talvez por isso muita gente também se identifique.

      Obrigado pela visita e pelo comentário. Grande abraço.

      Excluir
  4. Meus parabéns Enéias, texto perfeito e bem completo, nos passa confiança no seu trabalho. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço a força Gabriel, valeu mesmo.

      Tamo junto.

      Forte abraço e fica com Deus.

      Excluir
  5. Olá Enéias, parabéns pelo conteúdo desse post, cara , confesso sinceramente que a minha mente expandiu de forma bem grande com esse excelente post.
    Sucesso meu caro vc é 1000!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi só você amigo, depois que eu entendi e internalizei esse conceito, minha atitude no trading tem sido totalmente outra. Esse conceito é tão importante, e foi tão mind blowing pra mim, que coloquei logo o título de A Chave para o Sucesso no Trading. Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Um forte abraço e fica com Deus

      Excluir
  6. Eu fico lisonjeado, por ter acesso a esse nível de informação, como você niviante no trader é um privilégio e para os que já iniciaram é uma GIGANTESCA OPORTUNIDADE espero que vejam.

    Agradecimentos ao Enéias muito obrigado por compartilhar essas instruções valiosas!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Enéias , vc é um das pessoas que me fazem acreditar que é possível , esse artigo é ótimo valeu amigo sucesso

    ResponderExcluir

Olá Trader. Se gostou do artigo, deixe um comentário abaixo. Gostaria muito de um feedback dos leitores. Meu muito obrigado e fique com Deus.